Eleita com quase 60% dos votos, Cardoso é defensora pública desde 1994 e vai liderar a Instituição pelo biênio 2023/2024

 

A primeira mulher defensora pública-geral da história da DPRJ tomou posse na manhã desta sexta-feira (10). Em uma cerimônia emocionante, Patrícia Cardoso reforçou seu compromisso com os direitos humanos, com a defesa da mulher e com o fortalecimento e a autonomia da Defensoria Pública do Rio. 

A posse reuniu autoridades, familiares, amigas(os), defensoras(es) e servidoras(es) que celebraram este momento emblemático na Instituição. O evento foi aberto pela orquestra Música Encantada, que cativou o público com grandes composições da música brasileira.

Presente na cerimônia, o ex defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, parabenizou Patrícia Cardoso e disse que a Defensoria está em boas mãos. 

— Eu fico emocionado de transferir o cargo a você. Muita gente esteve ao seu lado e sabe o quanto você batalhou nesta campanha, fazendo várias reuniões e elevando os debates, sempre reafirmando seu compromisso com uma Defensoria democrática e de altíssimo nível, ressaltou Pacheco. 

Já o vice-governador do estado, Thiago Pampolha, destacou a capacidade e competência de Cardoso para exercer o cargo e reafirmou a parceria entre o governo e a DPRJ nos próximos anos, tendo como ponto de partida o diálogo entre as instituições.

- A Defensoria Pública tem a sublime missão de levar o acesso à justiça às pessoas mais vulneráveis da nossa sociedade. Eu tenho certeza que a nossa parceria trará muitos benefícios à população, com muito diálogo com alguém como Patrícia, que não enxerga as pessoas apenas como números e estatísticas, mas que consegue se colocar no lugar do outro, afirmou Pampolha.

Além do vice-governador, estiveram presentes na cerimônia de posse representantes do Governo do Estado do Rio; Tribunal de Contas; Ministério Público; OAB-RJ; Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) e da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Adperj).

 

Uma nova gestão focada no acesso à justiça e defesa dos direitos das mulheres

 

Nomeada pelo governador Claudio Castro em 16 de dezembro, Patrícia Cardoso foi a primeira colocada em eleição interna realizada em novembro do ano passado, com quase 60% dos votos. Para o biênio 2023-2024, a nova defensora geral pretende dar continuidade às políticas que já vêm sendo implementadas nos últimos anos na DPRJ, ligadas às pautas sociais. 

De acordo com Cardoso, o foco da nova gestão será a garantia do modelo público de assistência jurídica integral e gratuita para toda a sociedade fluminense, como está na Constituição Federal, a partir da autonomia e independência da Instituição. Além disso, a nova defensora pública-geral destaca a defesa dos direitos das mulheres como ponto fundamental das diretrizes de sua liderança.

— É de suma importância que saibamos que não se trata somente de levar uma representante do sexo feminino ao comando da Instituição. É necessário e urgente que os debates a respeito do papel da mulher dentro dos sistemas de poder, hoje predominantemente masculinos, sejam trazidos para o dia a dia de uma carreira predominantemente feminina e que conta, portanto, com maior parte de seu quadro formado por defensoras, servidoras, residentes e estagiárias, conclui Cardoso.

O reconhecimento do papel feminino na história da Defensoria do Rio foi simbolizado na entrega do termo de posse à nova defensora-geral. Cardoso recebeu o documento pelas mãos da primeira mulher defensora pública do Estado, Dra. Maria Nice Leite, 94 anos, que ingressou na Instituição em 1958.

 

Veja as fotos da cerimônia de posse aqui.

 

Texto: Jéssica Leal



VOLTAR