A Defensoria Pública do Rio participou, na manhã desta segunda-feira (09), de uma reunião com o governador Cláudio Castro para discutir medidas para conter possíveis atos golpistas e antidemocráticos no estado. 

Durante a reunião, que aconteceu no Palácio Guanabara, ficou decidido que será criado um grupo de trabalho com representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário para monitorar, em tempo real, vias e prédios públicos e privados.

Para a defensora pública-geral, Patrícia Cardoso, a liberdade de expressão não abrange ataques à democracia. Cardoso lembra ainda que o direito penal proíbe e prevê punições a quem age para desrespeitar a vontade popular expressa legitimamente nas eleições.

- A Defensoria Pública está à disposição e vai colaborar com os demais órgãos estaduais para a preservação da ordem, do cumprimento do direito e da segurança da população carioca, afirma a defensora geral.

Neste sentido, o governador reiterou que todos os acampamentos golpistas serão desmobilizados até o fim do dia, mesmo se for necessário o uso da força policial.

- A Polícia Militar está pronta para ser acionada se necessário. Se não conseguirmos fazer o cumprimento pacífico, que usemos a força necessária e proporcional para cumprir essa decisão de forma integral, afirmou Castro durante coletiva de imprensa.

Também participaram do encontro membros do Ministério Público, do Tribunal Federal da 2ª Região, da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Assembleia Legislativa do Estado.

Após a reunião, representantes das instituições emitiram uma nota conjunta em que repudiam atos violentos e reafirmam o empenho no combate a ameaças ao estado democrático. Leia a nota completa aqui.



VOLTAR