A posse da nova defensora pública-geral do Rio de Janeiro já tem data marcada. Na próxima terça-feira (10), autoridades convidadas, defensoras e defensores públicos estarão presentes na cerimônia de transmissão do cargo para Patrícia Cardoso, que estará à frente da instituição no biênio 2023-2024. O governador do estado, Claudio Castro, estará no evento que será realizado no auditório da FESUDEPERJ, no quarto andar da sede administrativa da Defensoria Pública do Estado do Rio, às 10h.

Nomeada pelo governador em 16 de dezembro, Cardoso foi a primeira colocada em eleição interna realizada em novembro do ano passado, com 55,4% dos votos. Essa é a primeira vez que a chefia institucional será ocupada por uma mulher nos 68 anos de história da Defensoria do Rio.

 Em sua gestão, Patrícia Cardoso pretende dar continuidade às políticas atuais, ligadas à pautas sociais, que vêm sendo implementadas na DPRJ nos últimos anos, para garantir o modelo público de assistência jurídica integral e gratuita para toda a sociedade fluminense, como está na Constituição Federal, a partir da autonomia e independência da Instituição. Além disso, a nova defensora pública-geral destaca a defesa dos direitos das mulheres como ponto fundamental das diretrizes de sua liderança.
 
- Ter a mulher nesse cargo de poder é muito importante e emblemático. Somos uma instituição majoritariamente feminina. Quero estruturar cada vez mais nossa pauta de direitos da mulher. Cada minuto da minha gestão será transformadora sob a perspectiva de gênero, dentro e fora da instituição. A gente tem potencial para mudar ainda mais, afirma Cardoso.

Além do governador do estado, foram convidados para a cerimônia de posse o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira; o procurador-geral de justiça do Rio de Janeiro, Luciano Mattos, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Rodrigo Melo do Nascimento; o procurador-geral do estado, Bruno Dubeux; e o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, entre outras autoridades. 

Patrícia Cardoso Maciel Tavares é defensora pública desde 1994. Graduada em Direito pela Universidade Gama Filho, foi professora e coordenadora de disciplina do curso de Direito da Universidade Estácio de Sá entre 1998 e 2010. É titular do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) desde 2011, tendo sido subcoordenadora de Superendividamento em 2013 e coordenadora de 2015 a 2020. Desde outubro de 2020, exerce a função de coordenadora Cível da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, sendo responsável por toda a assessoria institucional em matéria cível, com foco na atuação estratégica, criando projetos e dinâmicas para o aperfeiçoamento da atuação das(os) defensoras(es) públicas(os).

Credenciamento de imprensa

Os veículos de imprensa que forem fazer a cobertura da posse devem mandar os dados da(s) profissionais até às 12h da próxima segunda-feira (09) para: imprensa@defensoria.rj.def.br . O email deve conter o título “Cobertura da posse”.



VOLTAR