A tia materna do bebê abandonado no pátio de um hotel na Barra da Tijuca na última semana (13) entrou com pedido de guarda da criança. O pedido foi feito nesta quinta-feira (22) pela Defensoria do Rio, após familiares do recém-nascido buscarem atendimento no Plantão da instituição. 

Além do processo de guarda, a DPRJ realizou também a coleta do material genético para exame de DNA do bebê, do suposto pai e da mãe da criança. O resultado deve sair na próxima semana.

- Vimos ali uma história triste, com uma mãe, uma mulher trabalhadora, arrependida do que fez em um ato de desespero. Ouvimos o que eles tinham a contar e explicamos sobre como poderíamos ajudar. Toda a família ali necessita de acolhimento, conta Andrea Cardoso, coordenadora do Núcleo de DNA da Defensoria do Rio.  

Para a defensora pública Letícia Kirchhoff, que atendeu a família do recém-nascido na Vara da Infância e Juventude da Capital, a rapidez no encaminhamento do processo é fundamental em casos sensíveis como esse. 

- Ajuizamos a ação de guarda pela tia materna, que impactada com a situação de seu sobrinho só deseja que o bebê seja reintegrado ao seu lar. Esperamos que essa história tenha um final feliz onde o pequeno bebê possa receber os cuidados afetivos que tanto precisa junto com a sua família, diz a defensora. 

Resgatado por após funcionários do Hotel acionarem a polícia, o bebê foi encaminhado para a Maternidade Leila Diniz, também na Barra da Tijuca. Lá, ele recebeu os primeiros atendimentos e permaneceu sob cuidados médicos. O caso foi registrado pela 16ª Delegacia de Polícia. 



VOLTAR