A Defensoria Pública do Rio, através do 3º Núcleo de Tutela Coletiva, acompanhou a ação social de atendimento a moradoras e moradores atingidos pelas chuvas na cidade de Conceição de Macabu, no Norte Fluminense. Promovida pela prefeitura e pelo governo do estado, a ação atendeu 321 pessoas na última terça-feira (13).

- Diante do estado de calamidade que atingiu a cidade, fomos pessoalmente acompanhar  todo atendimento das famílias atingidas e garantir a concessão dos benefícios assistenciais a elas, disse a defensora pública Flavia Maccord, que acompanhou os trabalhos. 

Conceição de Macabu foi um dos munícipios mais atingidos pelas fortes chuvas que caíram nas cidades da região norte do estado do Rio no final de novembro. Ao todo, 850 pessoas foram atingidas pelos alagamentos. De acordo com a Prefeitura, na semana passada ainda havia cerca de 450 moradoras(es) desalojadas(os). Uma pessoa morreu e outras seis ficaram feridas em decorrência dos impactos causados pela tempestade.

Na ação social da última terça-feira, a população atingida pode realizar o cadastramento de benefícios assistenciais como o Cartão Recomeçar e o Aluguel Social. Também houve atendimentos para quem precisava retirar a segunda via de documentação com isenção de pagamento, além de atendimento médico a toda população adulta e crianças, com verificação de glicose, pressão, encaminhamento para exames e vacinação.

O 3º Núcleo de Tutela Coletiva da DPRJ acompanhou toda a ação social, em contato direto com o Secretário Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, Marcos Paulo Cordeiro Couto, e a Superintendente do Estado do Rio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Leticia Guimarães.



VOLTAR