A Defensoria do Rio tem agora um novo portal. Lançado nesta segunda-feira (19) em um evento online, o site agora está mais alinhado com as necessidades do público, com maior facilidade de acesso aos serviços oferecidos pela DPRJ.

No evento de lançamento, a diretora de comunicação da Defensoria, Débora Diniz, contou que o novo site está mais intuitivo e de fácil navegação.

– Nosso site anterior estava no ar desde 2016. No ambiente dinâmico que é a esfera digital, sabíamos que já estava mais do que na hora de fazer adaptações e mudanças para continuar com o nosso propósito que é o de informar os nossos usurários com agilidade, destacou Diniz.

Para a elaboração do novo layout do portal da DPRJ, foi elaborado um estudo de diagnóstico que mapeou as páginas mais acessadas e quais os serviços mais buscados por quem navega no site.  Marlon Barcelos, secretário de Tecnologia, Comunicação e Informação, afirma que o novo formato foi pensado de forma a incorporar diversas visões, internas e externas à Defensoria.

– A Secretaria de Tecnologia, Informação e Comunicação (STIC) , pela Coordenação de Sistemas de Informação, integrou todas as páginas ao SCI, que é o nosso sistema interno, para que diversas informações sejam exibidas de forma dinâmica e automáticas, inclusive formas de contato com os órgãos, informações da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) e notícias sobre a atuação, disse o secretário.

A reformulação do novo site durou quatro meses. Paloma Lamego, subdefensora pública-geral, aponta que a pandemia da Covid-19 mostrou a necessidade de ampliar ainda mais os meios virtuais de atendimento da Defensoria do Rio. 

- O período mais intenso da pandemia nos fez acumular conhecimento também sobre uma nova e melhor forma de atender o usuário da DPRJ. Fazer essa reformulação foi um trabalho grande que envolveu equipes distintas, e é mais um passo de levar a informação de forma simples e precisa a quem procura pelos nossos serviços. 

Carolina Anastácio, que fez a mediação da conversa, afirmou que terminar a atual gestão apresentando um novo site é uma conquista coletiva. Já o defensor geral, Rodrigo Pacheco, destacou o avanço da comunicação dentro da DPRJ.

- Nosso antigo site, de 2016, foi muito marcante. Criá-lo, foi mais um passo dentro da nossa proposta de um Defensoria autônoma e independente, já que ele deixou de ser hospedado no portal do governo do estado e passou a ser mais “nosso”. Agora, esse novo site que lançamos hoje, é mais um avanço dentro dessa comunicação que prioriza o usuário e a atividade fim da Defensoria, concluiu Pacheco.



VOLTAR