Nessa quinta-feira (15), 23 pessoas em situação de rua participaram da cerimônia de formatura do “Acelerando a Escolaridade”. O evento marcou o encerramento das atividades do projeto em 2022 e celebrou também a retomada das aulas, interrompidas por dois anos por conta da pandemia. 

Voltado para a população em situação de rua, o “Acelerando a Escolaridade” inclui conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, História, dentre outras disciplinas; parte do corpo docente é voluntária. Este ano, o projeto contou com o fortalecimento e acolhimento da Coordenadoria-Geral de Projetos Institucionais da Defensoria Pública do Rio.


 — Esse é um projeto coletivo, com muitos parceiros e voluntários, no qual a confiança e o entusiasmo das pessoas que fazem as aulas são essenciais — comemora a defensora aposentada Sara Quimas, uma das idealizadoras da iniciativa, que desde 2017 oferece aulas de alfabetização e de reforço das disciplinas dos Ensinos Fundamental e Médio. 

Na formatura, a turma se preparou para encenar uma peça inspirada em “Sonhos de Uma Noite de Verão”, de William Shakespeare. A adaptação, feita pelo professor de Português, Literatura e Redação, Marcos David Dias Torres de Oliveira, ganhou o título de "Uma Tragicomédia de uma Tarde de Primavera". Houve ainda apresentação do “Coral Uma Só Voz”, que é mantido pela Peoples's Place Projects, Museu do Amanhã e Instituto da Criança, e do qual fazem parte algumas alunas e alunos que se formaram. 

O defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, parabenizou o comprometimento de todas e todos com o curso e a importância dessas pessoas ocuparem espaços públicos. Para além das aulas na sede da Defensoria Pública, o projeto leva as(os) alunas(os) para conhecerem áreas culturais da cidade, tradicionalmente elitizadas.

— Esta casa é de vocês e a presença de vocês aqui impacta muito na atuação da Defensoria Pública. Vocês ocuparem esse espaço é revolucionário. Essa é a Defensoria que sempre sonhamos, mostrar que o acesso à Justiça vai além do acesso ao judiciário, concluiu o defensor público-geral.

— Acelerando a Escolaridade tem por objetivo dar acesso ao direito à educação, à cultura e à cidadania. Nosso esforço é no sentido de institucionalizar o projeto para que, mesmo com mudanças na gestão, ele permaneça com toda força e apoio — destacou a coordenadora-geral de Programas Institucionais da Defensoria, Carolina Anastácio. 

Desde de edições passadas, o cuidado com a saúde de quem frequenta as aulas se soma a outras rotinas que visam a (re)inserção no mercado de trabalho e a autoestima da turma.  Em 2022, o Acelerando e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) deram seguimento à parceria que oferece assistência odontológica a alunas e alunos. Também foi restabelecido o convênio com o Colégio Pedro II, que destina ao Acelerando dez vagas do Ensino Médio profissionalizante. Em contrapartida, a Defensoria do Rio oferece estágio para alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da unidade federal.

A retomada do projeto em 2022 também trouxe novidades, como a oferta de exames de vista e óculos gratuitos para as(os) estudantes, possíveis graças à colaboração da empresa MD Produções. 

Atividades externas marcam o ano do Acelerando

Parem além da sala de aula, visitas a centros culturais, museus e palestras de cunho educativo voltaram a fazer parte da rotina de quem frequenta as aulas do Acelerando em 2022. 

O dentista Augusto Bessa, que atende o quadro funcional da Defensoria, tem sido um dos colaboradores, se reunindo com alunas e alunos para orientação sobre saúde bucal. 

— É sempre muito bom poder participar, aprendo muito com os alunos — resume Bessa. 

Há alguns meses, alunas e alunos do projeto passaram a contar ainda com orientação jurídica prestada por uma residente da Defensoria que, duas vezes por semana, está à disposição do grupo para esclarecimentos e encaminhamentos de demandas como emissão de documentos. 

Desde que foi criado, o Acelerando a Escolaridade tem o apoio do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) e da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (Fesudeperj), local que cede espaço para as aulas.



VOLTAR