Elevar a autoestima das mulheres vítimas de violência foi a proposta do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado para o dia 25 de novembro - Dia Internacional de Eliminação da Violência contra as Mulheres. A coordenação do núcleo programou um atendimento especial. Além de orientação jurídica e processual, esteve em funcionamento nas dependências do órgão, das 10h às 17h, um centro de embelezamento, o “Estação Mulher”, que ficou à disposição das mulheres assistidas pelo Nudem.
 
Para viabilizar o projeto, a defensora pública Arlanza Rebello, coordenadora do serviço, fechou parceria com o Centro de Integração Social Erni Garcia (Ciseg), que tem trabalhado nos eventos organizados pela rede de atendimento à mulher do Rio. Sob orientação de profissionais, os alunos da ONG realizaram gratuitamente serviços de corte de cabelo, higienização de pés e mãos, depilação, maquiagem e penteados.
 
Essas mulheres chegam até nós com baixa autoestima e muito descrentes nas instituições, aqui encontram um ambiente acolhedor, pensado para melhor atendê-las, e o mais importante, elas entendem que não estão sozinhas”, lembra a coordenadora, que investe no trabalho integrado e na difusão da informação como meios de resgate.
 
A data marcou também o início das comemorações do Nudem dentro da campanha mundial “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. Na agenda ainda estão programadas uma palestra sobre assédio sexual e moral para funcionários e estagiários da Defensoria Pública e a realização de ação social em conjunto com entidades da rede de atendimento à mulher vítima de violência no próximo dia 1º de dezembro.
 


VOLTAR