O Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro preparou uma surpresa para as mulheres que procuraram ontem o órgão. Além das atividades diárias, que incluem orientação jurídica, preparação de peças e acompanhamento processual, no Dia Internacional de Eliminação da Violência contra as Mulheres as assistidas puderam usufruir de um espaço inteiramente dedicado ao embelezamento estético. Uma parceria com a ONG Centro de Integração Social Erni Garcia (Ciseg) garantiu às mulheres o acesso gratuito a serviços de corte de cabelo, escova, higienização de pés e mãos, maquiagem e depilação.
 
Segundo a coordenadora do Nudem, a defensora pública, Arlanza Rebello, o resultado foi muito bom para uma primeira vez:
 
- Elas entenderam de pronto a nossa proposta e responderam com muito carinho a este atendimento especial. Conseguiram esquecer por alguns momentos seus dramas pessoais e se mostraram menos reativas, estavam desarmadas mesmo, diz a coordenadora, entre flashs com suas “modelos”.
 
Para continuar acertando, Arlanza quer investir ainda mais na adequação – e na apropriação - do espaço de atendimento do órgão. “Estamos no caminho certo quando investimos em ambientes mais humanizados e acolhedores, conseguindo integrar o trabalho do defensor público, estagiários e funcionários às necessidades dos assistidos, quando conseguimos fazer fluir a comunicação”. Funcionando desde abril em sua sede própria, o Nudem foi o primeiro órgão de atuação da Defensoria Pública do Rio a desenvolver um projeto direcionado de identidade visual
 
Na próxima terça-feira, dia 1º de dezembro, a equipe do Nudem participará da ação social “Mulher, Saúde e Integração Social”. Promovido pelo Ciseg, o evento acontece de 9 às 17h, na sede do Fluminense, em Laranjeiras, e vai reunir outras instituições que integram à rede de atendimento às mulheres do Rio de Janeiro. Será mais atividade do núcleo dentro da campanha mundial “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.
 
 


VOLTAR