No dia 21 de dezembro, às 17h, o Teatro Carlos Gomes será cenário da assinatura do Protocolo de Intenções celebrado entre os parceiros da Rede de Apoiadores da Coleta Seletiva Solidária do Centro do Rio de Janeiro. A iniciativa tem como objetivo articular e fundar ações de apoio a cooperativas e associações  de catadores de material reciclável do centro do Rio de Janeiro, além de servir como modelo para outras regiões.
Os integrantes da rede visam contribuir para a geração de trabalho e renda e também para o desenvolvimento sustentável. Para tanto, eles também pretendem organizar a infraestrutura da cooperativa, por meio de um espaço físico para colocar o material recolhido e, desta forma, melhorar as condições de seleção, hoje feita nas ruas. 
Este ano, o presidente Lula determinou a liberação de uma linha de crédito de R$ 225 milhões para cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis em todo o País. O repasse da verba será feito pelo BNDES aos projetos atuantes nesta área. Por isso, a assinatura do Protocolo de Intenções é ainda mais importante.
O documento vem somar esforços a outros eventos focados em diminuir o desequilíbrio ambiental, gerir e melhorar as condições de trabalho dos catadores, já que, atualmente, o lixo é gerador de grandes negócios e muito dinheiro.
Na ocasião estarão presentes representantes das instituições públicas, privadas e entidades representativas que compõem a Rede de Apoiadores da Coleta Seletiva Solidária do Centro do Rio de Janeiro, que há dois anos discutem ações voltadas para sanar os problemas relativos aos catadores de materiais recicláveis da região. São eles: Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), Associação Brasileira de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA), Banco do Brasil, Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Petrobras, Eletrobrás, Secretaria do Ambiente, Instituto Brasileiro de Inovações em Saúde Social (IBISS), Previdência Social – Dataprev, Prefeitura do Rio de Janeiro – Comlurb, Sebrae – RJ, Sindicato de Habitação (SECOVI RIO), Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR-RJ), Fórum Estadual Lixo e Cidadania Rio de Janeiro, Pólo Novo Rio Antigo e Manifesto Visual. 

 
Serviço:
 
O que: Assinatura do Protocolo de Intenções da Rede de Apoiadores da Coleta Seletiva Solidária do Centro do Rio de Janeiro
Quando: 21 de dezembro
Horário: 17h
Onde:Teatro Carlos Gomes
Praça Tiradentes, 19 - Centro


VOLTAR