Mesmo debaixo de forte chuva, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro abraçou a ideia e juntou-se à multidão em defesa da manutenção dos percentuais de royalties do petróleo – recursos financeiros importantes para o Estado do Rio de Janeiro que estão ameaçados de diminuírem drasticamente por uma emenda que aguarda decisão do Senado.
Em solidariedade ao governo do Estado do Rio de Janeiro que luta contra a emenda do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) que ameaça cortar do Rio de Janeiro verbas provenientes do petróleo extraído dentro do seu próprio litoral, o defensor público geral José Raimundo Batista Moreira convidou funcionários e defensores públicos para se juntarem ao ato público em protesto contra essa medida que poderá prejudicar o Rio de Janeiro, estado que sediará a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, além de prejudicar outros setores importantes para a população como Saúde, Transporte e Educação.
Cerca de 150 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, compareceram à passeata que se concentrou na Candelária por volta de 16 horas desta quarta-feira, 17, e percorreu a Avenida Rio Branco, interditada especialmente para a manifestação.  O percurso pela Rio Branco até a Cinelândia durou cerca de uma hora, com manifestantes que gritavam a todo o momento frases como “O petróleo é nosso”.
Na Cinelândia, onde um enorme palco foi montado, artistas como Fernanda Abreu e Toni Garrido cantaram para a multidão. Antes da atração musical, o governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral agradeceu a presença de todos e discursou em defesa dos royalties do petróleo para o Estado do Rio de Janeiro.


VOLTAR