A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro lançou o Ônibus da CidadaniaO veículo, doado pela Fetranspor, será integrado à estrutura da Defensoria Pública para servir as ações sociais e, em especial, a campanha institucional permanente Cidadania, eu defendo.
 
         Na solenidade, o defensor público geral do Estado José Raimundo Batista Moreira e o presidente da Fetranspor Lélis Marcos Teixeira assinaram no gabinete o termo de doação do veículo. Logo em seguida, desceram para a frente do prédio, onde o ônibus estava estacionado, para a entrega simbólica do veículo. 
 
- Essa é a consciência do setor empresarial de responsabilidade social. A Defensoria Pública está de parabéns pelo belo trabalho de estar próximo à população, conscientizando-a sobre seus direitos e deveres. A instituição não fica parada, mas vai de encontro às necessidades do povo. Não existe cidadão completo sem consciência de seus direitos – disse o presidente da Fetranspor.
 
- Este ônibus vai rodar todos os lugares, levando cidadania aonde ela tem que ir, nos bolsões mais carentes, atendendo a população que mais precisa – comemorou o defensor público geral do Estado, adiantando que o veículo será usado, por exemplo, no projeto Escolas do Amanhã, na parceria que a Defensoria Pública tem com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro para atendimento em escolas do município situadas em comunidades carentes da cidade. – Com este ônibus, vamos dobrar o atendimento, com certeza.
 
A idéia de um ônibus itinerante surgiu ano passado pela iniciativa das defensoras públicas Andrea Sena e Luzanilba Moreira. A doação do veículo foi negociada com a Fetranspor, que foi apresentado ao público no dia 19 de maio de 2009, durante o lançamento do tema da segunda edição da campanha Cidadania, eu defendo, Uma família que forma cidadãos, na Central do Brasil.
 
De lá para cá, o ônibus  passou por várias reformas e foi totalmente adaptado para abrigar atendimentos em seu interior: é climatizado com ar-condicionado, mesas, cadeiras, pontos para computador e internet, banheiro e copa. Por fora, o veículo foi adesivado. A lataria foi coberta com os logotipos da Defensoria Pública, da Fetranspor e da campanha Cidadania, eu defendo, além de referências ao site da Defensoria Pública e da Central de Relacionamento com o Cidadão. Nas janelas, estão imagens de membros da família Martins, assistidos da Defensoria Pública que estavam há quatro gerações sem certidão de nascimento e que, por meio da instituição, conseguiram regularizar a situação, com toda a família recebendo suas certidões. A entrega dos documentos foi feita pelo governador Sérgio Cabral também no lançamento da segunda edição da campanha Cidadania, eu defendo.
 
        
 


VOLTAR