A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro destacou um plantão de defensores para prestar assistência às vítimas do forte temporal que caiu nesta segunda-feira na região metropolitana do Rio de Janeiro.
            Um dos municípios mais atingidos foi o de Niterói. O Instituto Médico-Legal (IML) de Niterói, localizado em Tribobó, já não consegue comportar a quantidade de corpos que chegam a todo o momento. Por isso, eles estão sendo encaminhados para o IML do município do Rio de Janeiro.
A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro destacou um plantão de defensores que estará no IML nesta sexta-feira, 9 de abril, a partir das 10h, se estendendo por todo este fim de semana. São dez defensores públicos dedicados à assistência às vítimas das chuvas que farão atendimentos no instituto e também na sede da Defensoria Pública (Avenida Marechal Câmara 314, Castelo). A falta de documentos é um dos fatores que dificultam o reconhecimento de muitos corpos. Por isso mesmo, é importante que as famílias compareçam tanto ao IML como à Defensoria Pública. A instituição vai dar assistência jurídica às famílias e pedir alvarás para sepultar os corpos que não podem ser identificados. 

Além disso, a partir de terça-feira que vem, um grupo de defensores públicos será destacado para dar atendimento às pessoas desabrigadas e que se encontram alojadas em escolas e abrigos e as que ainda se encontram nas comunidades afetadas por desabamentos e alagamentos.
            Também está sendo constituída uma força-tarefa, formada por defensores públicos do Núcleo de Terras e Habitação, do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos e do Núcleo de Defesa do Consumidor, para postular ações de responsabilidade civil contra os município atingidos pela chuva, prestar assistência jurídica para enterrar os corpos e para indenizar famílias de corpos que já foram enterrados.
            Paralelamente, já está sendo disponibilizado na sede da Defensoria Pública, um posto para acolhimento de donativos: roupas, alimentos não-perecíveis, cobertores, colchões, entre outros. 


VOLTAR