No dia 19 de abril, segunda-feira, Dia do Índio, a população indígena que vive na aldeia localizada em Camboinhas, Região Oceânica de Niterói, vai comemorar o resgate de sua cidadania. Neste dia, o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh) da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro irá entregar as certidões de nascimento de nove membros da tribo guarani. Na certidão constará o nome tupi guarani antes do nome em português do cidadão. Uma iniciativa inédita no Estado do Rio e que tem por objetivo preservar a identidade cultural e lingüística do povo guarani. Antes, a certidão trazia em primeiro lugar o nome em português do índio. A entrega das certidões acontecerá às 10h na aldeia localizada na Praia de Camboinhas. 
Desde fevereiro de 2009, o Nudedh entrou com ação, na qual foi pedido o direito ao nome indígena no começo da sua certidão, mantendo suas características culturais e sociais para esses povos, obtendo êxito na demanda.
O índio primeiro aprende a língua tupi guarani, ganhando um nome na mesma origem, para depois aprender a língua portuguesa. Colocar o nome em português antes da origem tupi ou somente o nome em português na certidão de nascimento do indígena, segundo a Defensoria Pública, seria discriminá-lo e privá-lo de sua cultura.


VOLTAR