Serão realizados atendimentos de demandas cíveis e de famílias de baixa complexidade, como alimentos, guarda, divórcio e conversão de união estável em casamento

 

No próximo sábado (10), a Defensoria Pública do Estado do Rio de realizará a quarta edição do projeto “Defensoria e Polícia Militar: Construindo a Cidadania”. A ação ocorrerá das 9h às 15h, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças - Av. Marechal Fontenele, 2906 - Jardim Sulacap, Zona Oeste do Rio. O objetivo da iniciativa é desenvolver um diálogo com os integrantes destas instituições e seus familiares que, devido à natureza de suas atividades, estão em situação de vulnerabilidade social. 
 
A Defensoria estará presente para atender demandas cíveis e de famílias de baixa complexidade, como alimentos, guarda, divórcio, conversão de união estável em casamento, entre outras. Além da DPRJ, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público também farão parte do evento.

Para Carolina Anastácio, coordenadora geral de Programas Institucionais, o projeto estabelecido em parceria com a Polícia Militar, nos mesmos moldes daquele estabelecido com o Corpo de Bombeiros, é fundamental para garantir o acesso à justiça a agentes da corporação.
 
- Os policiais são servidores que, diante da dinâmica da atividade exercida, estão em constante situação de vulnerabilidade e apresentam inúmeras dificuldades para acessar as diversas portas de atendimento da Defensoria Pública. Ademais, as demandas são levantadas previamente pela Polícia Militar, o que garante efetividade no atendimento, conclui a coordenadora.

Com sua primeira edição em 2019, o projeto “Defensoria e Polícia Militar: Construindo a Cidadania” surgiu após diálogo entre a DPRJ e a Diretoria de Assistência Social da Polícia Militar, no qual se constatou uma grande demanda por atendimentos relacionados, entre outros, ao direito do consumidor e ao direito de família.



VOLTAR