Um novo local para a Casa da Cidadania foi inaugurado em Resende nessa terça-feira (29). Localizada na Rua Padre José Sandrup, 235, a nova sede da Defensoria no município possui uma ampla sala de espera, com 99 lugares, e total acessibilidade. O espaço abriga oito órgãos da Defensoria, com cinco defensoras(es) e uma equipe de aproximadamente 35 servidoras e servidores. 

- Agradeço a todos que se envolveram e tornaram esse sonho uma realidade. A necessidade de melhoras era urgente e já de muitos anos, tinha uma estrutura muito crítica. Quem ganha são os assistidos. Muitos chegam abalados de seus problemas e é muito bom saber que aqui eles serão acolhidos num espaço confortável e poderão receber um atendimento com qualidade e dignidade, disse a defensora titular de primeiro atendimento de Resende, Ana Paula Colombiano, durante a cerimônia de inauguração.

Também presente no evento, o defensor-geral, Rodrigo Pacheco, destacou que o crescimento orçamentário da Defensoria, aliado ao apoio de parlamentares no trabalho da instituição foram fundamentais para as conquistas desta gestão.

- Nós reformulamos nossa atuação legislativa e, hoje, não há uma audiência pública que não haja um defensor presente, para contribuir com o processo legislativo e políticas públicas. Isso faz parte do modelo público de acesso à justiça em que acreditamos, disse Pacheco, na penúltima inauguração antes do fim de sua gestão no cargo.

Homenagem

O nome escolhido para a nova sede é uma homenagem ao defensor público Antônio Felipe da Rocha. Ele foi o terceiro defensor público nomeado para a Defensoria Pública, no início de sua criação, e participou ativamente de diversas conquistas para a carreira, além de ter tido um trabalho incansável na luta por direitos dos mais pobres, numa época em que a instituição não possuía uma boa estrutura, nem reconhecimento. 

- Meu pai foi uma grande inspiração. Mesmo vindo de uma família muito humilde, sempre teve o sonho de advogar e ajudar as pessoas. Trocou estudo por trabalho, se formou e pôde atuar no que ele mais gostava, que era ajudar os mais necessitados, disse a filha Liliane Maria da Rocha Peçanha, defensora pública aposentada, que participou da cerimônia com outros familiares do homenageado. 

Também estiveram presentes o coordenador da região 4, defensor Felipe Cambraia; o deputado estadual Noel de Carvalho; representando o Prefeito de Resende, o secretário municipal Tande Vieira; o subdefensor público-geral de Gestão, Marcelo Leão; a coordenadora da Baixada e Interior, defensora Raquel Ramos; a defensora pública de classe especial Carla Beatrice; a defensora Pública Luciene Torres; o delegado de Itatiaia, Vicente Maxiliano; o juiz da Segunda Vara Criminal Guilherme Freire; a promotora de justiça Laura Cristina Maia de Costa Ferreira; o vereador Tiago Forastieri; e defensoras e defensores da comarca de Resende.

Assista à inauguração no nosso canal do Youtube.
Veja as fotos no Flickr!



VOLTAR