A população de Teresópolis já pode desfrutar dos serviços prestados pelos defensores públicos. A cidade acaba de ganhar uma nova sede da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, que antes atuava no fórum da cidade com pouco espaço para atendimento.
Localizada na Rua Fernando Martins 65, Várzea, área de fácil acesso à população e bem próxima ao fórum da cidade, a Defensoria Pública de Teresópolis ganhou na última sexta-feira, 28, mais espaço e conforto no atendimento aos assistidos, e a mudança se deu também porque as acomodações dos órgãos da instituição ficavam no Tribunal de Justiça com pouco espaço para atendimento.
Com a mudança de endereço a Defensoria Pública agora reúne em um único espaço todos os órgãos da instituição, propiciando um atendimento com melhor qualidade, com amplo local de espera, mobiliário novo e internet rápida, dentre outras novidades.
A inauguração da Defensoria Pública de Teresópolis contou com a presença de vários convidados e defensores públicos da capital e do município. As pessoas presentes aprovaram a mudança. Em seu discurso de inauguração, o defensor público geral José Raimundo Batista Moreira falou da importância da nova sede para a população local:
– O que estamos fazendo hoje é mais um passo para a reestruturação da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. Nossos assistidos serão atendidos com dignidade e conforto. Os nossos defensores públicos no exercício de suas funções terão, também, conforto e tranquilidade para atendimento com a ampliação dos gabinetes. O espaço que tínhamos no Tribunal de Justiça já estava ficando pequeno, e foi pedido para expansão das dependências do TJ. Agora estamos concentrados em um único local e é próximo ao fórum.
O coordenador da 5ª região, Marcelo Barucke Marcondes, disse que essa mudança aconteceu graças ao trabalho coletivo:
– As novas acomodações trarão melhorias no atendimento à população de Teresópolis. Essas melhorias estão sendo possíveis graças ao trabalho coletivo que vem sendo realizado ao longo dos anos por defensores, funcionários e estagiários.
A defensora pública Denise Gomes Moreira, que há quinze anos atua em Teresópolis, elogiou a nova sede da instituição:
– A mudança para cá trouxe aos assistidos o direito de ter a privacidade atendida, já que antes não havia espaço para atendimentos individuais. Todos terão sua condição de cidadão.
A exemplo desta mudança, - para melhor atender às necessidades da Defensoria Pública, - muitas outras já foram realizadas, assim como, muitas ainda serão, via construções em andamento como as sedes próprias de São Gonçalo, Volta Redonda, Campos dos Goytacazes, Núcleo de Vila Izabel, Saquarema, entre outras.
Outras inaugurações estão previstas, para breve, como Piraí - prédio cedido pela Secretaria da Fazenda - Barra do Piraí e Pinheiral - obras custeadas pelo UNIFOA - Iguaba, São João da Barra - prédios cedidos pela prefeitura - e Itaguaí (núcleo cível e família), que antes dividia espaço com as varas cíveis e de família, ou seja, mais uma mudança para melhor.
Estiveram presentes à cerimônia de lançamento da nova sede da Defensoria Pública de Teresópolis os defensores públicos: Denise Gomes Moreira; Cristina Justino; Marcia Ribeiro; Carla Stael; Paula Zolotar; Marco Antônio Cardoso; Fernanda Santos; Andreia Pacheco; Marcelo Barucke; o defensor público geral, José Raimundo Batista Moreira; o deputado estadual Nilton Salomão; a subsecretária de Segurança Pública do Estado, Michelle Barreto; e a oficial da Polícia Militar Silvania Gontijo.


VOLTAR