Com o tema, “A gestão de pessoas e os compromissos institucionais do Estado com a sociedade, gestores de Recursos Humanos se reuniram, na sede da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, nos dias 8 e 9 de setembro, para a realização do 4º Encontro de Gestores de Recursos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro – RH-RIO 2010.

A abertura do evento contou com a participação do Defensor Público Geral do Estado do Rio de Janeiro Dr. José Raimundo Batista Moreira, do Secretário de Estado de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro Dr. Sérgio Ruy Barbosa Guerra Martins, do Secretário Executivo-Adjunto do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Dr. Francisco Gaetani e do Subsecretário de Gestão de Recursos Humanos Dr. Luiz Carlos de Almeida Capella.

Além de discutir questões relativas à gestão de RH, o evento também proporcionou o intercâmbio de experiências e o estabelecimento de redes colaborativas, visando melhorar a gestão de informações e a aplicação dos conceitos na administração pública do Estado. Foram apresentados temas como: a repactuação das organizações nas políticas públicas, o papel dos órgãos de controle, a qualidade das políticas públicas e o pluralismo institucional.

A palestra do Dr. Francisco Gaetani tratou da profissionalização no serviço público, um tema até então desacreditado, segundo ele, mas que vem ganhando espaço. Entre outros assuntos, Gaetani falou sobre a ascensão e queda do profissionalismo, os desafios da profissionalização na esfera pública, e os fatores que estão proporcionando essa mudança do país.

A consultora organizacional Maria Aparecida de Oliveira destacou as características do “bom líder” e os requisitos necessários para se conquistar a liderança no setor público. Ressaltou ainda a importância da busca pela qualidade dos serviços, tanto no âmbito interno quanto externo, e a utilização de habilidades pessoais como forma de potencializar o resultado.

O professor Paulo Marques, Coordenador-Geral de Projetos de Capacitação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), falou sobre o desenvolvimento e capacitação na Administração Pública Federal. Encerrando o primeiro dia do evento, o professor Armando Guimarães Nembri, analista em Planejamento e Gestão do IBGE, abordou o tema “O Ser Humano Integral na Sociedade do Conhecimento”.

A Coordenadora Geral de Gestão de Informação Funcional, da Diretoria de Gestão de Pessoas da Administração da Casa Civil da Presidência da República, Jandira Siqueira Rodrigues, iniciou as atividades do segundo dia apresentando um histórico e a evolução da área de Recursos Humanos e Gestão Estratégica de Pessoas. Segundo ela, é necessário abandonar o modelo teórico e implementar a gestão por competência, aliada aos objetivos e interesses da unidade gestora.

A coordenadora falou ainda sobre a criação da diretoria na Casa Civil e do incremento da capacidade gerencial, além da organização interna e externa que são sustentadas por três pilares: parceria externa, parcerias internas e gestão por competência.

O Dr. Sérgio Ruy Barbosa Guerra Martins, Secretário de Estado de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro, apresentou o tema “Legado e Perspectivas para a Gestão Pública no Estado do Rio de Janeiro”, e destacou tópicos como: transparência, descentralização, equilíbrio fiscal, valorização da função pública e modernização da gestão.

Ivani Maria Bassoti, Rodrigo Alves, Maria Eliza e Thiago Souza ministraram sobre o tema “Meritocracia do Estado de São Paulo – O desafio de uma política de Recursos Humanos ao desenvolvimento de resultados”.

Encerrando o 4º Encontro de Gestores de Recursos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro – RH-RIO 2010, o Dr. Fernando Fernandes, Consultor, Analista em Gestão Estratégica e Inteligência Competitiva, palestrou sobre o tema “Gestão Estratégica e Inteligência Competitiva na Administração Pública”, comentando sobre os tópicos: Lucro e Competitividade na Organização Pública, A Gestão Estratégica, A vigilância Estratégica, Um novo Modelo Organizacional, entre outros.



VOLTAR