Defensores públicos dos dois últimos concursos conheceram, nesta sexta-feira, 4, uma prática jurídica que está tornando mais eficiente o trabalho na área criminal. A defensora Rossana Bussade Macedo Bastos, em exercício na 1ª Vara Criminal de Niterói, apresentou aos colegas uma nova forma de organizar as informações sobre os réus presos.

Rossana passou a armazenar em seu e-mail funcional dados colhidos na entrevista com o réu, além de informações como o nome do preso, RG, contatos da família, dia da prisão em flagrante e o relatório do processo. O objetivo é formar um arquivo que possa ser consultado pelo defensor que será designado para a Audiência de Instrução e Julgamento. A prática foi premiada com Menção Honrosa no Prêmio Innovare 2010, na categoria Defensoria Pública, após concorrer com trabalhos de todo o Brasil.

- Acredito que a prática é interessante, em especial, para os defensores mais jovens, que atuam em vários lugares. Como nem sempre o defensor que entrevista o réu é o mesmo que faz a audiência, ele terá ao final do mês um relatório completo sobre o réu, que poderá ser encaminhado a quem fará a defesa. Isso permite maior efetividade ao trabalho do defensor – afirmou Rossana Bussade, que fará novas apresentações aos defensores do estado.

Durante o encontro, a defensora e o Corregedor Geral, Elison Teixeira de Souza, falaram aos novos defensores sobre a uniformização dos procedimentos nos plantões.
 



VOLTAR