Parcelamento de dívidas, acordos para resolver cobranças indevidas e má prestação de serviço. Essas e outras reclamações estão sendo solucionadas durante a Semana da Conciliação, promovida pelo Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, de segunda, 21, a quinta-feira, 24. O mutirão é uma comemoração ao Dia Internacional dos Direitos do Consumidor, celebrado no último dia 15.

Diariamente, são realizadas cerca de 50 audiências de conciliação entre consumidores, instituições financeiras ou concessionárias de serviço público. Os defensores públicos também promovem acordos entre as pessoas que ajuizaram ações, mas desejam resolver a queixa de maneira mais ágil. Tudo isso sem precisar recorrer ao Poder Judiciário.

A negociação direta com o banco pode render até mesmo uma redução de 95% do valor da dívida. Foi o que aconteceu com Sebastiana Araújo Ferreira, de 66 anos. A aposentada tinha dificuldades de pagar os R$ 21 mil cobrados pelo Itaú por um débito no cartão de crédito. Após a negociação, intermediada pelo Núcleo de Defesa do Consumidor, Sebastiana só terá que pagar cerca de R$ 1 mil, parcelados em quatro vezes sem juros.
 
– Queria pagar a dívida, mas dentro do que posso. Não tinha condições de arcar com uma prestação de R$ 700. Agora, estou satisfeita, porque vou poder limpar meu nome – comemora a aposentada.
 
A coordenadora do Nudecon, Larissa Davidovich, explica que as audiências de conciliação vêm sendo promovidas há quatro anos. Em média, 80% das reclamações chegam a um acordo.
 
– A conciliação é o melhor caminho para o consumidor e para as instituições. E, como se trata da Defensoria Pública, as propostas que os bancos trazem são diferenciadas. Ficamos satisfeitos em ver que o consumidor de baixa renda, que estava com sua renda comprometida com dívidas, saiu dessa zona de endividamento, reconquistando a cidadania – afirmou a defensora pública.
 
Na segunda-feira, foram realizadas audiências referentes a queixas contra Banco do Brasil, PanAmericano e outras instituições financeiras. De terça a quinta-feira, serão resolvidos casos contra o Itaú que já se transformaram em ações judiciais, mas que são passíveis de solução conciliatória. Na quarta, serão promovidos acordos para clientes do Bradesco e Ibi. Na quinta, reclamações contra a Light. 
 
Todos os atendimentos já foram previamente agendados. Para saber como recorrer ao Nudecon, basta ligar para o telefone 0800-285-2279.


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