Os avanços na construção de uma Defensoria Pública do Rio de Janeiro mais sustentável foram o tema do evento realizado na manhã da última quinta-feira (27), na sede da instituição. Em comemoração de um ano de existência, a Coordenação de Sustentabilidade (Cosusten) apresentou um balanço das suas atividades e as perspectivas para o futuro.

Na mesa de abertura do encontro, a coordenadora de Sustentabilidade da DPRJ, Camila Valls, destacou o desafio que é estar à frente de introduzir a pauta ambiental na instituição. 

— Tem muita coisa a ser feita ainda, mas o início já foi dado e isso que é importante. Agora, é olhar para frente e entender a importância do tema, da gente começar a melhorar nossos processos, a diminuir o nosso impacto ambiental negativo e ampliar as ações positivas tanto ambientais como sociais, afirmou a coordenadora.

Desde a sua criação, em outubro de 2021, a Cosusten colocou em prática ações em prol da preservação ambiental. Entre elas estão a assinatura carta de compromisso com o meio ambiente, a criação do Preserve, programa de sustentabilidade da DPRJ, a promoção de campanhas de redes sociais e da sinalização sustentável e da coleta seletiva, além da organização de excursões, rodas de conversa e palestras relacionadas ao assunto.

Também presente na mesa de abertura do evento, a coordenadora geral de Programas Institucionais, Carolina Anastácio, ressaltou que a atuação da Cosusten depende da colaboração de vários outros setores.

— Ampliar a cultura de sustentabilidade dentro da Defensoria é uma questão que envolve a todas e todos. É preciso fazer acontecer cada dia mais, de forma institucional, disse a coordenadora.

As metas da Coordenação apresentadas no evento incluem a expansão e aprimoramento das iniciativas já iniciadas, como a coleta seletiva e a implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa do Ministério do Meio Ambiente que estimula as instituições públicas do país a adotarem práticas sustentáveis. Além disso, novas ações como a normatização de diretrizes de sustentabilidade nas aquisições e contratações da Defensoria também fazem parte do planejamento da Cosusten.

Para o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, é essencial seguir no caminho à sustentabilidade nos próximos anos da gestão.

— É preciso manter o compromisso institucional com as agendas de responsabilidade social, da transparência e da sustentabilidade, para que elas se consolidem ainda mais na Defensoria — afirmou Pacheco.

Novo painel de transparência

O encontro da última quinta-feira lançou também o Painel de Governança e Sustentabilidade, no qual todas as pessoas podem consultar dados de consumo de energia, água, papel e copos descartáveis na Defensoria Pública do Rio. Os números são referentes ao período de 2020 a 2022 e serão atualizados mensalmente. Em breve, também serão incluídos dados sobre uso de combustível, passagens aéreas, entre outros.

O Painel poderá ser acessado através do portal do programa Preserve, outra novidade aprensetada no evento. No site, além do Painel de Governança e Sustentabilidade, usuárias e usuários podem acessar e notícias sobre o que a Defensoria tem feito na busca por minimizar o impacto ambiental. 

Também estão disponíveis a carta de compromisso com o meio ambiente assinada pela instituição, resoluções, termos de compromisso e convênios relativos ao tema. Além disso, o portal conta com publicações, como o relatório da pesquisa Consciência e Práticas Ambientais, e com as campanhas do Preserve.

— O site é uma forma de facilitar o acesso para que colaboradoras(es) da instituição acompanhem o tema internamente, bem como proporcionar transparência para a sociedade — explica Camila Valls.

Acesse o Portal Preserve em preserve.rj.def.br.

 

Veja as fotos do evento aqui



Texto: Clarice Lopes
Fotos: Matheus Reis



VOLTAR