O lançamento da publicação “Caminhos da Igualdade”, em comemoração aos cinco anos do Grupo de Trabalho sobre Ações Afirmativas da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, foi marcado por debates sobre as conquistas e os desafios na promoção da inclusão. O evento aconteceu na última sexta-feira (21), na sede da DPRJ.

Criado em 2017, o Grupo tem como objetivo fortalecer e acompanhar a política da Defensoria voltada às ações afirmativas. A revista “Caminhos da Igualdade" reúne as várias iniciativas do GT nesses cinco anos de existência que possibilitaram avanços para uma instituição com maior pluralismo e equidade racial e de gênero. 

— Em qualquer órgão em que a gente esteja, devemos tentar transformar a realidade. Sempre é possível buscar uma Defensoria mais inclusiva e por isso a gente conta com o compromisso de todo mundo de continuar esse trabalho — afirmou a diretora de capacitação do Centro de Estudos Jurídicos da DPRJ (Cejur), Adriana Britto.

O defensor público-geral Rodrigo Pacheco, também presente no evento, ressaltou a cultura estabelecida pelo Grupo de Trabalho na gestão da Defensoria.

— Não se fala hoje em uma nova sede sem que tenha acessibilidade. O gestor precisa ter pessoas ao seu lado que o tirem da zona de conforto e o façam avançar. Se não fosse esse espaço do GT, talvez ficássemos sem enfrentar esses temas, afirmou Pacheco. 

Na sequência, quem estava no evento pode participar de uma oficina promovida pelo Laboratório de Inovação da DPRJ – iLab. Nela, foram propostas reflexões sobre os temas de gênero, raça, pessoas LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. As(os) participantes também levantaram possíveis soluções para os obstáculos enfrentados pelo GT dentro dessas temáticas. 

Leia a publicação “Caminhos da Igualdade”: https://bit.ly/3DjJq8j.

 

Texto: Clarice Lopes



VOLTAR