Ferramenta traz mais autonomia a defensoras(es) que atuam na ponta

Um mês depois de seu lançamento, a Calculadora Jurídica da Defensoria do Rio já foi instrumento de auxílio em mais de 1.200 processos da Instituição. Desenvolvida em parceria pela Coordenação Cível, o Núcleo de Tecnologia e Informação e o Núcleo de Cálculo, a ferramenta chegou para facilitar o trabalho realizado pelas defensoras e defensores que atuam na ponta.

Customizada especialmente para a atuação da DPRJ, a calculadora foi inspirada nas planilhas de cálculo e de execução de alimentos. Essa é a primeira fase do projeto, que vai ser dividido em três segmentos diferentes que serão entregues até o fim do ano. Este primeiro modelo contempla os cálculos cíveis (já utilizados em 175 processos), de alimentos (957 processos) e de honorários (130 processos). 


Para a subdefensora pública-geral institucional, Paloma Lamego, a ferramenta é uma evolução para o trabalho de todos os órgãos, principalmente no atendimento das varas.

— Sempre tivemos dificuldade com a elaboração de cálculos na atuação da ponta, pois não tínhamos estrutura para isso. Hoje a realidade da Defensoria é o apoio do quadro de calculadores e o desenvolvimento da Calculadora Jurídica para que o defensor possa ter autonomia no desenvolvimento dos cálculos, principalmente para a produção das peças e petições iniciais. — disse Lamego.

 

Saiba como usar a calculadora

A calculadora foi elaborada buscando facilitar o trabalho, por meio da elaboração de cálculos de maneira simples e intuitiva. O acesso é feito no prontuário da(o) usuária(o), no ícone azul de nome "Calculadora Jurídica", situado na coluna à esquerda quando selecionado o caso. Dentre as funcionalidades, podem ser destacadas:

A ferramenta permite que os cálculos gerados fiquem registrados como andamento nos prontuários das(os) usuárias(os), podendo ser depois facilmente atualizados e/ou retificados em novos atendimentos, sem a necessidade de elaboração de um novo cálculo.

O resumo do cálculo é disponibilizado em PDF. O documento fica automaticamente livre para o acesso e utilização como documento em petição a ser protocolada ou distribuída via sistema VERDE.


Fase de testes e aprimoramento 

Outros modelos da Calculadora Jurídica serão entregues até o final do ano. As três versões atualmente disponíveis poderão ser aprimoradas trazendo ainda mais autonomia para que defensoras(es) que atuam na ponta possam fazer os cálculos necessários nos processos e, com isso, desafogar o número de demandas do Núcleo de Cálculos da DPRJ.

Para o aprimoramento das funcionalidades, a Defensoria recomenda que as(os) defensoras(es) testem e enviem sugestões para que a Instituição possa realizar melhorias na calculadora e adequar cada vez à realidade da atuação da DPRJ.

 

Texto: Jéssica Leal.



VOLTAR