A Defensoria Pública do Rio de Janeiro lançará na próxima segunda-feira, 26 de setembro, o documentário "Paixão Verde: a Defensoria Pública do Rio de Janeiro em suas primeiras décadas", às 18h, no cinema Estação NET, em Botafogo, zona sul da capital. O filme faz parte do Projeto Memória, que tem como objetivo preservar a história e, ao mesmo tempo, homenagear aquelas(es) que, em condições adversas, construíram as bases da instituição no estado do Rio de Janeiro.

O documentário conta com depoimentos das primeiras defensoras e defensores a ingressaram na carreira relatando o começo da DPRJ. Situações mais sentimentais da dura trajetória para conquistar os direitos e garantias que existem hoje são algumas das temáticas trazidas pelo filme. Há ainda um momento especial de mensagens das(os) aposentadas(os) para as(os) defensoras(es) que estão iniciando, com conselhos de quem viu a casa da cidadania ser construída.

Com realização do Centro de Estudos Jurídicos da DPRJ (Cejur) e produção da Hey Filmes, as gravações tiveram início em maio deste ano. Foram realizadas 26 entrevistas com defensoras(es) que fizeram história.

–  Foi uma grande alegria para o CEJUR realizar esse documentário, rememorando histórias e casos incríveis. Hoje, temos uma Defensoria autônoma e bem estruturada, mas é fundamental não esquecer toda a luta que foi necessária para chegarmos ao ponto atual – disse o diretor do Centro de Estudos, defensor José Augusto Garcia de Sousa.



VOLTAR