Pessoas imigrantes, refugiadas e solicitantes de refúgio no Brasil serão o público-alvo de uma ação social promovida pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro no próximo sábado (17/9). A iniciativa, realizada em parceria com Secretarias Municipais e Estaduais e o Terceiro Setor, é parte do projeto Rota de Direitos, que busca estabelecer uma atuação conjunta, intersetorial e interinstitucional para o atendimento a esses grupos.

O evento acontecerá no espaço da Escola Municipal Maria Clara Machado, em Itanhangá, local de grande concentração de população imigrante, das 9h às 15h. Serão oferecidos serviços de saúde, educação e assistência social e jurídica, além de apoio à documentação e orientação sobre refúgio. 
 
— Essa ação é resultado da articulação intersetorial de muitas instituições do poder público e da sociedade civil e, justamente por isso, tem o potencial de oferecer um mais efetivo acesso às variadas políticas públicas de proteção dos imigrantes e refugiados do Rio de Janeiro — afirma a defensora pública do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da DPRJ, Gislaine Kepe.

Estarão presentes no evento as instituições Cáritas Arquidiocesana, Mawon, Aldeias Infantis SOS, Pacto pelo Direito de Migrar (PDMIG), Ato Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Organização Internacional para as Migrações (OIM), Comitê Nacional para Refugiados do Ministério da Justiça (CONARE), Venezuela Global, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Cidadania (SECID), Secretaria de Governo e Integridade Pública (SEGOVI), Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC) e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH).

Texto: Clarice Lopes



VOLTAR