O Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi o palco de início do XVI Congresso Nacional dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom). No espaço histórico, a defesa da democracia, do sistema eleitoral brasileiro, da comunicação pública e dos direitos humanos marcaram a abertura do evento na última quarta-feira, 03 de agosto.

O desembargador Elton Martinez Carvalho Leme, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE- RJ), presente na mesa que abriu o Congresso, destacou a importância do encontro no momento vivido no Brasil e ressaltou o trabalho das assessorias de comunicação do sistema de justiça do país.

- Vivemos um mundo em que a comunicação institucional tem uma imensa responsabilidade para combater esse estado de realidade em que a mentira muitas vezes virou argumento de debate, afirmou o desembargador.

Juliana Lintz, defensora pública e presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Adperj), também fez parte da mesa de abertura e falou sobre o papel dos órgãos do sistema de justiça na defesa do estado democrático.

- É uma honra participar desse evento de fortalecimento da comunicação do sistema de justiça e, de alguma forma contribuir para estimular uma política de comunicação que colabore para o incremento da democracia brasileira, afirmou a defensora que também representou a presidente da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Rivana Barreto Ricarte.

Já o defensor-geral da DPRJ, Rodrigo Pacheco, falou sobre a responsabilidade institucional em comunicar sobre a realidade da população mais vulnerável e ressaltou a confiança no sistema eleitoral brasileiro.

- A escolha do tema do Conbrascom deste ano reafirma o nosso compromisso com a justiça eleitoral brasileira e com a democracia. Aproveito esse momento e reafirmo também nossa confiança nas urnas eletrônicas e no trabalho árduo dos Tribunais Eleitorais para garantir a lisura de todo o processo das eleições, concluiu Pacheco.

O XVI Conbrascom é reaizado pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ). Pela primeira primeira vez, o evento é organizado por uma Defensoria Pública, definida pela Constituição como instituição essencial para o acesso à Justiça. O tema central escolhido para o Congresso esse ano é “Comunicação e Democracia”.

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ), Edith Maria Corrêa Tourinho, destacou a importância da escolha desta temática.

- O Conbrascom é certeiro ao aplicar o debate sobre comunicação e democracia. O combate às fake news contribui para o fortalecimento da democracia, para fazer desta uma nação mais informada e consciente.

Luciano Andrade, presidente do FNCJ, finalizou a mesa de abertura relembrando o histórico do Congresso e trazendo um panorama da edição deste ano.

-  Num momento de ataques à democracia, estar numa Defensoria Pública para falar de comunicação e direitos humanos era o que precisávamos. Ser recebido pela Defensoria é emblemático e uma alegria muito grande. Esse ano, tivemos recorde de inscritos e inscrições no prêmios. Recorde também no número de cidades inscritas. O Conbrascom 2022 é, com certeza, um evento que entra para a nossa história.

Após a abertura do evento, o público presente acompanhou a palestra da jornalista e escritora Eliane Brum, que trouxe um panorama sobre a situação política nacional. Veja aqui como foi.

 

Veja as fotos da abertura do Conbrascom aqui



VOLTAR