Moradores de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e alunos de colégios estaduais conheceram de perto o trabalho da Defensoria Pública do Estado do Rio, na semana em que é comemorado o Dia do Defensor Público (19 de maio).  Na quarta-feira, 18, moradores de oito comunidades se informaram sobre a atuação dos núcleos especializados e tiraram dúvidas com defensores.
 
No Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, defensores da Justiça Itinerante, da Coordenadoria de Defesa da Criança e do Adolescente (CDEDICA), dos núcleos de Defesa do Consumidor (Nudecon) e do Sistema Penitenciário (Nuspen) conversaram com o comandante da UPP, Capitão Leonardo Nogueira, líderes sociais e moradores das duas comunidades.

A coordenadora da Justiça Itinerante, Ana Paula Teixeira Ferreira, destaca a importância da Defensoria Pública como promotora do acesso à Justiça.

– Explicamos aos moradores o que é a Defensoria, em que áreas atuamos e como podemos ajudar a população. Ouvimos também as demandas das comunidades para adequar o nosso atendimento ao que elas esperam – afirmou a defensora.

Na terça-feira, 17,  a Defensoria esteve presente em cinco escolas estaduais do Rio. No Centro, cerca de cem estudantes do 3° ano do ensino médio do Colégio Júlia Kubitschek ouviram conceitos de cidadania, Direitos Humanos e do Consumidor e explicações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Na unidade, a Coordenadora da Campanha Institucional Permanente, Rafaela Ribeiro Tavares, apresentou o tema que norteará as ações sociais da Defensoria até maio de 2012, “Todo mundo tem direito a ter direitos”.  O trabalho será voltado para a população de rua.



VOLTAR