A Defensoria Pública do Rio lançou um novo edital para o Programa Abdias Nascimento (PAN), que oferece bolsas de pós-graduação e de monitoria para cotistas. O objetivo é ampliar as oportunidades e incentivar o ingresso de pessoas negras, indígenas e com deficiência na carreira da Defensoria e de outras instituições do sistema de justiça. Ao todo, serão concedidas 12 bolsas de Pós-Graduação e 16 bolsas de monitoria. As inscrições podem ser feitas até dia 30 de junho.

Com sua primeira edição em 2021, o Abdias tem mostrado resultados positivos: entre os doze bolsistas da primeira turma, três mulheres negras tomaram posse como defensoras públicas, duas no Rio e uma na Bahia; um bolsista com deficiência foi aprovado para a carreira de delegado federal, e outras três pessoas negras estão em fases adiantadas nas seleções para as Defensorias Públicas do Mato Grosso do Sul e Sergipe e para o Tribunal de Justiça de São Paulo.  Neste ano, além das novas bolsas, outras cinco foram renovadas para participantes da primeira turma. 

Além dos bons resultados, o programa este ano conta com a parceria da Open Society Foundations, uma das maiores organizações filantrópicas do mundo. A parceria possibilitou a criação de novas vagas para pós graduação, além de apoio psicológico e monitoria para todos as(os) alunas(os) do programa. 

– Entendemos que o sistema de justiça é um espaço de poder muito importante no qual precisamos fortalecer a presença de lideranças negras. A Def–ensoria é uma instituição que deve cada vez mais transparecer o que é a sociedade brasileira, além do seu papel institucional de enfretamento do racismo para os assistidos, mas também internalizando políticas de ações afirmativas – reforçou a oficial de programas da fundação Open Society, Lígia Batista, presente no evento.

Ex-aluna do programa e atual defensora pública da DPRJ, aprovada no último concurso, Rita de Cássia Gomes compartilhou sua experiência e reforçou como o programa contribuiu para sua aprovação, para além do apoio financeiro, com o apoio psicológico que ele oferece.

– A questão do apoio, tanto da Instituição como a rede dos colegas que se formou, foi muito importante. O contato próximo com os defensores e a própria atuação da Defensoria, que o programa oferece, foi fundamental – disse a nova defensora.

Para a coordenadora do Programa de Equidade Racial da Defensoria do Rio (Coopera), Lívia Casseres, a experiência trazida pelas alunas e alunos do Abdias Nascimento, enriquece também a atuação da Defensoria.

– Esses profissionais estão enriquecendo a nossa prestação de acesso à justiça. Eles trazem um olhar, uma experiência, uma vivência, que nós não tínhamos conseguido ainda trazer pra nossa Instituição – declarou a coordenadora durante o evento de lançamento do edital.

Também participaram do encontro o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco; a diretora de capacitação do Cejur, Adriana Brito; a diretora financeira da Fesudeperj, Ana Luísa Biloria; e a coordenadora do Nucora, Daniele Magalhães, que mediou o evento.

O PAN é uma iniciativa da Defensoria Pública Estado do Rio de Janeiro (DPRJ), por meio do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), da Coordenação de Promoção da Equidade Racial (Coopera) e do Núcleo de Atendimento à Pessoa com Deficiência (Nuped). O programa tem o apoio da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Fesudeperj). 

 

Acesse aqui o edital do Programa Abdias Nascimento 

Outras informações sobre o Programa, acesse o site da Fesudeperj.

Assista ao lançamento.

Veja as fotos do evento.

 

Texto: Jaqueline Banai



VOLTAR