A Defensoria Pública do Rio inaugurou, na manhã desta segunda-feira (6), uma nova sede no município de Teresópolis, região Serrana. Com 929,75m² de área construída, o novo espaço concentra todos os atendimentos em um mesmo local e promete trazer mais conforto e agilidade para as(os) assistidas(os).

Localizada na rua Rui Barbosa, nº 622, Agriões, a nova sede recebeu o nome de João Simões Vagos Filho, primeiro defensor a ocupar a chefia da instituição, à época chamado de procurador-geral da Defensoria. João Simões esteve à frente da Defensoria de março de 1990 a março de 1991. Sua atuação como defensor público foi decisiva na elaboração dos artigos referentes à Defensoria Pública na Constituição de 1988. 

Para a Secretária de Engenharia, Luciene Torres, o novo espaço é a constatação de uma contratação de sucesso e inovadora para a Instituição. Planejada por meio de um modelo de composição da locação chamado “built to suit”, em que o locador customiza o imóvel para a ocupação de acordo com as necessidades do lugar, o molde representa um ganho para a administração pública, uma vez que não demanda de investimentos imediatos.

Na cerimônia de inauguração, transmitida ao vivo nas redes sociais da DPRJ, o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, agradeceu a presença de todos e todas e o árduo trabalho realizado para a inauguração da sede.

— É preciso uma logística incrível para fazer tudo isso acontecer, é um trabalho absolutamente insano e eu sou muito grato pela defensoria ter pessoas tão engajadas e comprometidas. É um momento de muita alegria e emoção. Estamos inaugurando a sede em homenagem ao primeiro defensor que foi defensor-público geral, isso é muito marcante, aquele que inclusive trabalhou na Constituição de 88. Hoje podemos dizer que estamos mais perto da Instituição que o defensor João sonhava, mais forte, independente e contramajoritária — ressaltou Pacheco.

Nesse sentido, também agradeceu a defensora e coordenadora da região 11, Fernanda Santos.

— A partir de agora os nossos núcleos de atendimentos terão espaço de atendimento próprio e cada defensor terá o seu gabinete. Também ganhamos a chance de aumentar a nossa atuação de tutela coletiva, uma recepção confortável para os nossos(as) assistidos(as) e uma sede com total acessibilidade, inclusive com banheiro adaptador. Não posso deixar de agradecer a todos que trabalharam para isso acontecer, nós estamos muito felizes com essa conquista — disse Fernanda.

Dividida em três pavimentos, a nova sede João Simões Vagos Filho possui acessibilidade com banheiros adaptados, elevador e 65 assentos de espera divididos entre os andares. Totalmente climatizado, o prédio conta com 71 postos de trabalho para o núcleo de primeiro atendimento e os órgãos de atuação da instituição junto às varas cível, criminal, de família e juizados, além de sala de mediação, sala de reunião e copa. Um grande ganho para os 67 funcionários que estarão trabalhando no local, entre defensores(as), servidores(as), estagiários(as) e terceirizados(as), além do próprio usuário, que poderá ser recebido com maior conforto.

 

Veja as fotos da cerimônia!

Assista à cerimônia no Youtube.

Assista ao vídeo de homenagem à nova sede.



VOLTAR