O atendimento da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) em Teresópolis será realizado em um novo endereço. Nesta segunda-feira (06), às 11h, será inaugurada uma nova sede na rua Rui Barbosa, nº 622, Agriões. O espaço terá 929,75m² de área construída e irá concentrar todos os atendimentos em um único local. A cerimônia será transmitida no Youtube da DPRJ. 

Dividida em três pavimentos, a nova estrutura possui acessibilidade com banheiros adaptados, elevador e 65 assentos de espera divididos entre os andares. Totalmente climatizado, o prédio contará com 71 postos de trabalho para o núcleo de primeiro atendimento e os órgãos de atuação da instituição junto às varas cível, criminal, de família e juizados, além de sala de mediação, sala de reunião e copa. Um grande ganho para os 67 funcionários que estarão trabalhando no local, entre defensores(as), servidores(as), estagiários(as) e terceirizados(as), além do próprio usuário, que poderá ser recebido com maior conforto.

Homenagem
A nova sede receberá o nome de João Simões Vagos Filho, o primeiro defensor a ocupar a chefia da instituição, à época chamado de procurador-geral da Defensoria. João Simões esteve à frente da Defensoria de março de 1990 a março de 1991. Sua atuação como defensor público foi decisiva na elaboração dos artigos referentes à Defensoria Pública na Constituição de 1988. Junto à Assembleia Legislativa, foi determinante na redação dos artigos relativos à instituição na Constituição estadual.

Foi também, em outubro de 1982, sócio- fundador da atual Associação dos Defensores Públicos, da qual tornou-se diretor-presidente em 1985.  Atuou de forma incansável para fortalecer a Defensoria Pública e veio a faleceu em janeiro de 2021.



VOLTAR