Uma cerimônia emocionada marcou a inauguração da maior sede da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, que passa a reunir, no 15º andar do Terminal Menezes Côrtes, no Centro, 583 defensoras, defensores, servidoras e servidores de toda a defesa criminal na Capital — varas, juizados, inclusive de violência doméstica, e classe especial. O espaço, com 7,682 mil metros quadrados de área construída — o equivalente a um campo de futebol profissional —, recebeu o nome da defensora Enedir Adalberto dos Santos, falecida em agosto de 2020 aos 25 anos de atuação, e homenageada pelas dezenas de pessoas presentes.

A coordenadora de Defesa Criminal, Lucia Helena Oliveira, e a defensora Simone Estrellita destacaram o quanto a homenageada desejava ver colegas da área trabalhando juntos num mesmo local.

— Esse é um momento de alegria. Se Enedir estivesse aqui entre nós, se tivesse participado desse sonho de ver toda a defesa criminal num só lugar, ela estaria muito feliz — ressaltou Lucia Helena.

Simone Estrellita definiu:

— Enedir encarna o espírito institucional.

Já o defensor geral, Rodrigo Pacheco, destacou as dificuldades enfrentadas pelos defensores da área, como Enedir, posicionando-se contra o punitivismo, buscando “a superação das desigualdades sociais” e travando uma luta diária para descontruir “o mito de que só os ricos têm acesso a bons advogados na defesa criminal”

— Enedir tinha o brasão da Defensoria tatuado na alma — resumiu.

Participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano; o procurador-geral do Estado, Bruno Dubeux, o subprocurador de Justiça, Roberto Moura; o 1º subdefensor-geral, Marcelo Leão; a 2ª subdefensora geral, Paloma Lamego; a corregedora Katia Varela; a presidenta da Associação de Defensoras e Defensores do Estado, Juliana Lintz; e o ex-defensor público-geral, José Raimundo Moreira.

Defensoras, defensores, servidores, servidoras, residentes jurídicos, estagiárias e estagiários, além de pessoal tercerizado, acompanharam a inauguração e a homenagem à defensora Enedir, cuja família foi representada pelo sobrinho Ericson Felipe Santos. 

A nova sede abrigará ainda a Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), biblioteca aberta a consultas, arquivo, Engenharia Legal, núcleos de assessoria médica e odontológica, refeitório e área de convivência. 

O novo espaço é resultado de oito meses de obras e do comprometimento de toda a administração.  A solenidade de inauguração foi encerrada com um agradecimento especial aos que trabalham nas cinco secretarias envolvidas no projeto e nas diretorias e coordenações a elas subordinadas: Engenharia; Gestão de Pessoas; Finanças e Orçamento; Logística; e Tecnologia da Informação e Comunicação. A servidora mais antiga da Defensoria, Maria Amélia Vieira de Souza, mais conhecida como Amelinha, há 30 anos na casa e que trabalha na defesa criminal, também foi lembrada.

Veja as fotos do evento aqui

Assista à transmissão do evento.

Assista o vídeo de homenagem da nova sede.

Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Matheus Reis



VOLTAR