Mesa de abertura do VI Encontro de Atuação Estratégica

 

Defensoras e Defensores de todo o estado do Rio se reuniram para um dia de debates e diálogo no VI Encontro de Atuação Estratégica, realizado em 20/05. Um café de boas vindas e a apresentação do grupo Som dos Cria começaram o dia que seguiu com a fala de abertura do defensor geral, Rodrigo Pacheco. Pacheco destacou a importância da Defensoria Pública como um dos últimos bastiões do modelo público de acesso à Justiça.

-  Só a CRC (Central de Relacionamento com o Cidadão) recebeu mais de 2,5 milhões de ligações em 2021. São números que não podem ser comparados – afirmou o defensor geral. 

Leia: VI Encontro é aberto com agradecimento a integrantes da Defensoria Pública

Após a abertura, o jornalista e escritor Pedro Dória conversou com os presentes sobre o impacto da tecnologia na sociedade e nos sistemas políticos. Doria trouxe um retrospecto histórico dessas transformações e alertou para os problemas vividos no momento atual. 

- Há um estudo que prevê que 38% dos postos de trabalho devem sumir nos Estados Unidos nos próximos anos.  No Brasil, 30 milhões devem acabar até 2026. Seremos e já estamos sendo substituidos por softwares. A pandemia acelerou o processo, afirma o jornalista, que completa que, historicamente, a crise de empregos tende a abrir espaço para regimes autoritários.

Veja como foi a palestra do jornalsta e escritor Pedro Dória

 

Reconhecimento

 

Servidores e Defensores homenageados no IV Concurso "Eliete Costa Silva Jardim"

 

Em uma edição mais do que especial, o IV Concurso De Práticas Exitosas E Atuações Estratégicas “Eliete Costa Silva Jardim”, premiou 42 defensoras(es), servidoras(es), estagiárias (os) e residentes por sua atuação na tragédia em razão das fortes chuvas que atingiram a cidade de Petrópolis em fevereiro deste ano. A cerimônia de entrega dos troféus aconteceu durante o Encontro Estratégico e contou com a participação dos familiares da ex-defensora Eliete e uma emocionante homenagem à estagiária da Defensoria, Maria Eduarda da Silva, vítima da calamidade.

Em sua fala, a diretora de Capacitação do Cejur, Adriana Britto, reforçou que todo o esforço e dedicação dos premiados foram imprescindíveis para garantir os direitos fundamentais de quem mais precisava naquele momento. E com isso, mostrar a relevância da Defensoria Pública para garantir o acesso à justiça.

— É por esse trabalho incansável que realizamos, neste ano, uma edição especial do prêmio Eliete Costa da Silva Jardim. Todo o esforço de vocês fez total diferença para mostrar que a Defensoria é indispensável sobretudo nos momentos mais difíceis. Parabéns a todos e todas, vocês são mais do que merecedores desse prêmio — ressaltou a defensora.

Durante a entrega dos prêmios, o titular do Núcleo de Primeiro Atendimento de Família de Petrópolis, Marcílio Brito, fez uma tocante homenagem à Maria Eduarda. Em seguida, a coordenadora da região de Petrópolis, Luciana Lemos, agradeceu à toda a equipe que atuou para ajudar a atender à população petropolitana e contou detalhes da atuação da Defensoria desde os primeiros momentos da tragédia.

— Na noite do dia 15 a gente já começou a receber imagens e informações e mesmo sem dimensão, do que estava de fato acontecendo, nós já começamos a nos unir e organizar o nosso trabalho para que não houvesse uma interrupção do serviço público. Posso dizer que vivemos a maior experiência de nossas vidas, emocional, física e muito transformadora. Gostaria de dedicar esse prêmio à Maria Eduarda e às 238 pessoas que perderam suas vidas — reiterou Luciana.


Mesas debatem temas ligados à atuação da Defensoria

Os encontros temáticos preencheram a tarde de quem esteve no evento. Nas mesas, temas sobre saúde e infância, direitos da mulher, defesa criminal e questões raciais, responsabilidade civil no ambiente digital, usucapião de laje, família e práticas extrajudiciais, enfatizaram a importância do trabalho da Defensoria Pública e de quem faz parte da Instituição. 

Veja alguns dos destaques. 

Sala 1 - Defesa dos Direitos da Mulher - Diretrizes para atuação na assistência à vítima

Sala 2 - Saúde e infância: dois terços das crianças brasileiras estão em situação de insegurança alimentar; como a Defensoria Pública deve atuar para reverter essa realidade

Sala 3 - Responsabilidade no ambiente digital e usucapião de laje

Sala 4 - Defesa Criminal e Questões Raciais

Sala 5 - Família e Práticas Extrajudiciais: Guarda compartilhada e duas residências e Redes sociais como prova de possibilidade e necessidade nas ações de alimentos

O VI Encontro de Atuação Estratégica fez parte das comemorações pelo Dia da Defensoria Pública, comemorado em 19 de maio. O objetivo foi reunir defensoras(es) de todo estado para reflexão sobre a atuação institucional, debates jurídicos e interdisciplinares e discussão, em grupos, de temas estratégicos para atuação em cada área. Realizado no Hotel Windsor Florida, no Rio de Janeiro, o evento foi encerrado com uma confraternização ao som do grupo Moça Prosa.

 

Veja as fotos do evento aqui

Fotos: Wesley Mattos



VOLTAR