O jornalista Pedro Doria foi um dos convidados para o VI Encontro de Atuação Estratégica da Defensoria Pública, realizado dia 20/05, para defensoras e defensores de todo o estado. 

Em sua palestra, Dória falou sobre como as mudanças tecnológicas influenciam a vida da sociedade, com impactos que vão do dia a dia do cidadão até o sistema político e a democracia. O jornalista trouxe um retrospecto de como a história humana é marcada por transformações profundas que chegam com inovações que mexem com as estruturas sociais. 

- Antes do que vivemos hoje foi a revolução industrial, que trouxe as máquinas capazes de substituir a força humana e a animal. Hoje, vemos as chamadas machines learning que transformam o mundo que vivemos. 

Doria explicou o conceito, já presente na vida da maioria dos cidadãos.  As machine learning nada mais são do que os softwares capazes de aprender, repetir e influenciar padrões de comportamento. Elas são parte desde equipamentos médicos e de diagnóstico até um dos aparelhos mais presentes nas mãos das pessoas: o celular.  O jornsalista ressalta, no entanto, que a chamada revolução tecnológica deve, assim como a revolução industrial, trazer impactos na geração de empregos. 

- Há um estudo que prevê que 38% dos postos de trabalho devem sumir nos Estados Unidos nos próximos anos.  No Brasil, 30 milhões devem acabar até 2026. Seremos e já estamos sendo substituidos por softwares. A pandemia acelerou o processo, afirma o jornalista, que completa que, historicamente, a crise de empregos tende a abrir espaço para regimes autoritários. 

As inovações tecnológicas também atuam para fortalecer trabalhos que ajudam a defender os que mais precisam. Nos Estados Unidos, por exemplo, há um projeto que auxilia no trabalho da Defensoria Pública daquele país. O software analisa imagens captadas pelas câmeras instaladas nas fardas dos policiais e ajuda a direcionar o conteúdo aos Defensores locais. 

Por fim, Pedro Doria salientou que a história mostra que as revoluções tecnológicas mudam os eixos de poder. 

- A tecnologia digital interfere em quem tem poder ou não tem em uma sociedade. E, embora o cidadão comum ainda não entenda completamente como isso funciona, os impactos na vida de todos já são visíveis.



VOLTAR