Ao abrir o VI Encontro de Atuação Estratégica, nesta sexta-feira (20), o defensor público-geral Rodrigo Pacheco agradeceu às(aos) defensoras(os), servidoras(es), residentes jurídicos e estagiárias(os) pelo trabalho hercúleo desenvolvido para garantir a assistência jurídica à população no período da pandemia. O evento, que marca as comemorações pelo Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado ontem (19), acontece no hotel Windsor Flórida, no Flamengo, e é o primeiro a reunir os membros da instituição após o fim das restrições sanitárias decretadas para conter a Covid-19.  

- Queria agradecer a vocês pelo trabalho hercúleo. A gente vive em uma cidade miserável, em um estado com profunda desigualdade, com pessoas comendo osso e morando na rua. É o trabalho de vocês, cada estagiário, residente, servidor e defensor, que dá o mínimo de esperança a população que mais sofreu pela pandemia e no pós-pandemia – destacou. 

Pacheco destacou a importância do reencontro presencial para os membros da instituição e prestou homenagem ao defensor público Antônio Carlos, que atuava em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense e morreu de complicações decorrentes da Covid-19. Ele também ressaltou que 2021 é seu último ano à frente da DPRJ e lembrou a atuação incansável da instituição para assegurar os direitos da população vulnerável em gigantescas crises, como a pandemia e o regime de recuperação fiscal e suas repercussões econômico-sociais.   

O defensor público-geral ressaltou ainda a importância da Defensoria Pública “como um dos últimos bastiões do modelo público de acesso à Justiça”. Nesse sentido, o defensor público destacou a atuação da DPRJ, que está presente em todas as comarcas do Rio de Janeiro. 

- Só a CRC (Central de Relacionamento com o Cidadão) recebeu mais de 2,5 milhões de ligações em 2021. São números que não podem ser comparados – afirmou. 

O IV Encontro contou com uma apresentação cultural do grupo Sons da Cria. O evento segue até o fim desta tarde.



VOLTAR