O Encontro de Atuação Estratégica presencial está de volta e será realizado no dia 20 de maio, sexta-feira, como parte das comemorações pelo Dia da Defensoria Pública. O objetivo é reunir defensoras(es) de todo estado para reflexão sobre a atuação institucional, debates jurídicos e interdisciplinares e discussão, em grupos, de temas estratégicos para atuação em cada área.

A abertura será às 9h, com o defensor público-geral Rodrigo Pacheco; às 10h30, haverá palestra sobre o tema “Como a tecnologia afeta a democracia”. O palestrante será o jornalista e escritor Pedro Doria. Na sequência, haverá a exibição de vídeos institucionais e a Premiação do IV Concurso de Práticas Exitosas e Atuações Estratégicas Eliete Silva Jardim - edição especial. 

Nas salas temáticas, as discussões acontecerão de 14h às 17h. 

Sobre a defesa dos direitos da mulher, a mesa 1 irá falar sobre as diretrizes para atuação na assistência à vítima. Já na sala dois, o tema abordado será saúde e infância, a insegurança alimentar infantil e como a Defensoria pode atuar para reverter essa realidade. A responsabilidade civil e redes sociais e o usucapião de lajes será o tema abordado na mesa três. A mesa quatro irá falar sobre defesa criminal e questões raciais sob a temática do reconhecimento facial, algoritmo e racismo estrutural. A mesa cinco debate família e práticas extrajudiciais, falando sobre guarda compartilhada e fixação de duas residências e sobre redes sociais como prova de possibilidade e necessidade nas ações de alimentos.



VOLTAR