A Defensoria Pública do Rio de Janeiro já tem planejados os projetos de médio prazo em tecnologia. O Comitê de Governança de Tecnologia da Informação da instituição divulgou o Plano de Investimentos em Tecnologia para o biênio 2022-23, que prevê ações a serem executadas em cinco áreas: desenvolvimento de sistemas; avanços na plataforma Verde; melhoria no atendimento e suporte de TI; melhoria na infraestrutura de redes e aprimoramento da gestão documental. 

Na área de desenvolvimento de sistemas, a Defensoria espera dar continuidade à evolução de sistemas (como o da Ouvidoria e o da Corregedoria) para adequá-los à base centralizada do SCI para trazer mais agilidade para as(os) usuárias(os) e segurança para a informação. Dentre os projetos planejados, estão também a integração de dados da plataforma PEC com o SCI e o desenvolvimento de módulo de gestão de Contratos, Licitações, Convênios e Gestão Financeira, com integração ao Portal Nacional de Contratações Públicas, exigência da Nova Lei de Licitações.

No Sistema Verde, o planejamento prevê calculadoras cíveis e calculadora de direitos de execução penal, além da adaptação dos casos processuais e não processuais para permitir o registro de acordos, termos de ajustamentos de conduta e outras formas de composição. Avanços na ferramenta de Inteligência Artificial na caixa de intimações também são esperados, tal como um módulo para controle de honorários e para a CDEDICA. Por fim, a nova contratação da COPPETEC e da UFRJ prevê melhorias no serviço de sustentação do sistema Verde, melhorando sua estabilidade e com assistência em dias não úteis.

Em relação ao atendimento e suporte de TI, a instituição planeja contratar sistemas para melhor gerir computadores e seus softwares, como alertas de atualizações necessárias, visando a uma maior qualidade nos serviços prestados às(aos) usuárias(os). Há projetos como a renovação do parque de impressoras com a inclusão de equipamentos braille e a aquisição de equipamentos para segurança física de computadores e monitores.

A fim de melhorar a infraestrutura de redes, estão planejados investimentos e projetos que darão à DPRJ a capacidade de avançar na disponibilização de novos serviços eletrônicos e trarão maior qualidade nos recursos de TIC cotidianos. São exemplos a aquisição de switches, a implantação do SEI em sua versão 4, aquisição de novos aparelhos do tipo servidor, wi-fi em órgãos da Defensoria, nuvem de armazenamento, novas tecnologias de telefonia fixa e a elaboração de política de segurança da informação e comunicação.

Por fim, com objetivo de desenvolver a cultura de gestão documental na Defensoria, o Comitê de Governança de Tecnologia da Informação planeja, entre outras ações, a implantação do módulo de Pesquisa Pública do SEI, a aquisição de EPI para colaboradores da CODOC e a atualização do Manual de Gestão de Documentos.

— Percebi que a rodada de projetos para o biênio 2022-2023, além de prever contratações estruturais inéditas, vai trazer resultados de alto impacto para os órgãos administrativos e de atuação. Estamos muito empolgados para trazermos tantas melhorias como essas e muitas delas foram sugeridas pelos próprios usuários. As equipes técnicas também tiveram uma leitura bem sensível das necessidades e fizeram ótimas propostas — afirma o Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Marlon Barcellos.

Confira o Plano de Investimentos em Tecnologia para o biênio 2022-23 na íntegra: https://bit.ly/3w66jII



VOLTAR