A Defensoria Pública do Rio de Janeiro abriu, nesta quinta-feira, 26, inscrições para o XXIV Concurso para a Classe Inicial de Defensor Público. É a primeira seleção para cargos de destaque com vagas reservadas para negros e índios (20%), em consonância com a lei estadual 6.067/2011, sancionada pelo governador Sergio Cabral em outubro do ano passado. Haverá também reserva de 5% para deficientes físicos. No total, serão preenchidas 27 vagas. As inscrições encerram-se em 24 de fevereiro e a primeira prova está prevista para março.

O concurso, organizado por comissão da própria instituição e com validade de dois anos, prorrogável por igual período, será composto de três etapas: prova escrita discursiva de caráter geral, provas escritas específicas e provas orais. Haverá ainda avaliação de títulos. As disciplinas incluídas são Direito Civil, Processual Civil, Direito Empresarial, Direito Penal, Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Previdenciário, Direitos Humanos e Princípios Institucionais da Defensoria Pública. O candidato, na posse, deverá ter formação concluída em Direito e ainda possuir dois anos de prática profissional na área.

Os interessados poderão ter acesso ao edital do concurso, ao regulamento na íntegra e a demais informações no site da instituição (www.portaldpge.rj.gov.br), link concursos defensor. As inscrições, no valor de R$ 200, devem ser feitas através da entrega do formulário, disponível no site, na sede da Defensoria Pública (Av. Marechal Câmara, 314, 1º andar, Centro – RJ), ou via sedex.     

 



VOLTAR