Teve início, nesta quarta-feira (13), a terceira edição do Diálogo Cidadão, curso promovido pela Defensoria Pública do Rio que capacita profissionais das forças de segurança do Estado acerca dos Direitos Humanos. Além da cerimônia de abertura, foi ministrada a primeira aula do projeto. 

O Curso Diálogo Cidadão é uma realização da DPRJ juntamente com o Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), a Fesudeperj, O Governo do RJ, a PMERJ, o Degase e o Corpo de Bombeiros.

A coordenadora geral de Programas Institucionais, Carolina Anastácio, abriu o evento e deu boas-vindas à nova turma.

– A Defensoria Pública tem que cumprir seu papel e promover a educação em direitos, que é uma forma de empoderamento e de troca. Em eventos como esse, não só a Defensoria tende a crescer, como também as instituições parceiras – declarou Carolina Anastácio.

A assistente social e subdiretora técnico-operacional da Diretoria Geral de Assistência Social do Corpo de Bombeiros, Débora Salles, expressou gratidão à participação no Diálogo Cidadão.

– É uma honra ser convidada para a abertura de um curso tão importante para a formação de cidadãos e para o aprimoramento de profissionais da segurança pública, que estão buscando oferecer um atendimento de qualidade – afirmou.

O coordenador de assuntos da Polícia Militar, coronel William Coelho, destacou o interesse e a alta adesão dos policiais militares ao projeto. 

– É uma visão de empoderar a pessoa no Estado do Rio da consciência de ser cidadã. Não tem como se pensar em cidadania sem conhecimento e a plena prática do exercício dos direitos que lhe são fornecidos – disse o coronel sobre a importância do curso.

– Quanto mais policiais ou agentes capacitados, mais a gente tem possibilidade de ajudar e criar novas alternativas para a assistência – afirmou a Secretária de Estado de Assistência à Vítima, Tatiana Queiroz.

– É um curso muito especial, democrático. Estabelece pontes, diálogo e empatia – disse o defensor público e diretor geral do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) da DPRJ, José Augusto Garcia, que ministrou a aula.

Na aula, o defensor abordou a história e a essência da Defensoria Pública do Rio de Janeiro. Ele também destacou a importância da instituição na assistência à população e apresentou alguns projetos da Defensoria.

Além disso, as(os) alunas(os) aprenderam sobre a atuação institucional da DPRJ e o compromisso com a efetividade da Constituição e com a promoção dos Direitos Humanos, bem como a defesa dos direitos individuais e coletivos. 

As próximas aulas do curso Diálogo Cidadão acontecerão de forma quinzenal e abordarão temas importantes para a sociedade, como cidadania, direitos LGBTI+, direitos das PcDs, direitos das mulheres e direitos do consumidor. O encerramento do curso será no dia 31 de agosto.

 

Texto: Clarice Lopes



VOLTAR