Cerca de 10 sacos de 300l contendo papéis foram doados à sede administrativa da Defensoria Pública do Rio e encaminhados para a reciclagem. O material foi coletado da antiga unidade da DPRJ em São João da Barra, durante a mudança para a nova sede da cidade inaugurada no dia 11 de março. A ação foi um teste para a implementação, ainda em estudo, de uma logística reversa para reciclagem de papéis, como forma de expandir a reciclagem para as demais unidades de atuação fora da sede.

— Não é simples a implementação da coleta seletiva, pois não basta instalar coletores, é preciso acertar a destinação e para isso muita coisa precisa ser levantada, desde volume de resíduos descartados em cada local até as particularidades de cada endereço, se é dentro de condomínio ou não, se há coleta seletiva no local, espaço para armazenamento temporário, entre outras questões — afirma a coordenadora de sustentabilidade da DPRJ, Camila Valls.

A implementação da coleta seletiva na instituição foi iniciada no dia 21 de fevereiro e é uma iniciativa do Preserve, programa de sustentabilidade da DPRJ. Os novos coletores de resíduos instalados têm o modelo de separação simplificada: recicláveis (seco) e não recicláveis (úmido). 

— Sabemos que o desafio é grande e que leva tempo para adaptações e mudanças de hábitos e padrões de consumo e descarte, mas sabemos também dos benefícios dessa ação para o Planeta. Alguns exemplos são: redução do envio de resíduos aos aterros, diminuição da contaminação do solo, água e ar, ampliação da taxa de reciclagem e consequente redução da necessidade de extração de novas matérias-primas. A ação também gera inclusão social com a doação do material às cooperativas de reciclagem e proporciona mudança de hábitos por meio de campanhas educativas — afirma Camila Valls.

A Coordenação de Sustentabilidade está organizando uma apresentação dos projetos do Preserve para as(os) servidoras(es) da sede, seguida de roda de conversa, para o mês de abril. 

Tem dúvidas ou sugestões sobre os projetos? Envie um e-mail para cosusten@defensoria.rj.def.

Texto: Clarice Lopes



VOLTAR