O governador Sérgio Cabral e o Defensor Público Geral, Nilson Bruno Filho, deram posse a mais 70 novos servidores da Defensoria Pública na quarta-feira, 15. Todos os empossados são Técnicos de Nível Médio e fazem parte da 5ª turma de aprovados no primeiro concurso público da Instituição. O vice-governador, Luiz Fernando Pezão, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Melo, também participaram da cerimônia, realizada no Salão Nobre do Palácio Guanabara.

A nomeação dos concursados é uma das etapas da modernização da Defensoria. A nova turma de aprovados, que assumirá o cargo nessa semana, encerra a convocação de concursados no setor administrativo. Nas outras quatro convocações, foram chamados 308 servidores de nível médio e 210 de nível superior.

- Todos os servidores chegam preparados e avaliados por um concurso público extremamente rigoroso. A Defensoria está trabalhando com mais qualidade e em parceria com outras instituições. A parceria com a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) permitiu a aquisição de uma unidade móvel para atendimento da população. A parceria com o governo federal tornará viável o cadastramento de moradores de rua - disse Nilson Bruno.

O vice-governador Luiz Fernando Pezão disse que a valorização dos profissionais que prestam assistência jurídica gratuita a cidadãos que não têm condições financeiras de pagar pelos serviços faz parte da política do Governo do Estado. 

Ao discursar, o governador Sérgio Cabral elogiou o trabalho da Defensoria Pública.  - Vocês estão ingressando na melhor Defensoria Pública do Brasil, com os defensores mais qualificados do país. Cada defensor público vai render mais com a ajuda do trabalho qualificado de vocês. Em qualquer trabalho é assim, um time, um colegiado. Vocês vão ajudar mais de dois milhões de pessoas, que são atendidas por advogados de luxo -, afirmou.
Sérgio Cabral ressaltou ainda que há possibilidade de novo concurso em 2013 para preencher as mais 200 vagas para servidores.

Na quinta-feira, 16, o Defensor Público Geral e a 2ª Subdefensora Pública Geral, Maria Luiza de Luna, abriram o curso de ambientação dos 70 novos servidores.  Nilson Bruno Filho deu boas vindas aos funcionários e falou sobre a responsabilidade dos concursados com a boa prestação do serviço público.
Na sexta-feira, 17, a 1ª Subdefensora, Celina Bragança Cavalcanti, ressaltou para os novos servidores a importância de tratar os assistidos com boa educação e respeito. Destacou ainda o pioneirismo Núcleo da Diversidade Sexual e Direitos Homoafetivos (Nudiversis). 
 



VOLTAR