O Defensor Público Geral, Nilson Bruno, participou, na quarta-feira, 22, do seminário Crimes Raciais - Abordando a Reforma do Código Penal, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ). Nilson Bruno destacou a importância de discutir com seriedade políticas que reduzam as distâncias entre negros e brancos no Brasil e apontou como avanço a lei que padroniza as cotas nas universidades federais, aprovada no último dia 8, no Senado, e que destina um percentual das vagas para negros, pardos e índios.

O Defensor Geral lembrou que a Instituição foi a primeira no Estado do Rio a garantir 20% das vagas para negros e indígenas no concurso para defensor público, após o decreto do governador Sérgio Cabral instituir a medida em junho do ano passado. Apesar dos avanços, o Defensor Geral considera que nenhuma alteração legislativa em relação aos crimes raciais terá efetividade sem que haja mobilização da sociedade.

Participaram do seminário o desembargador do Tribunal de Justiça/RJ,  José Muiños Piñeiro Filho; o secretário-geral da Comissão de Igualdade Racial da OAB-RJ, Rogério da Costa Gomes; e o presidente da Comissão de Igualdade da OAB-RJ, Marcelo Dias.
 



VOLTAR