A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro ganhou o reforço de 24 novos defensores. Os aprovados no XXIV tomaram posse na terça-feira, 4, em cerimônia realizada no salão nobre do Palácio Guanabara.

O governador Sérgio Cabral ressaltou que o Estado do Rio é o único do país em que os defensores públicos estão em todas as comarcas. “De Varre-Sai a Paraty, onde tem uma cidade, tem um defensor público. Além disso, a Defensoria conta com atendimento 24h à população, por meio do telefone 129. É um prazer recebê-los. Parabéns para a melhor Defensoria Pública do mundo" -, disse.

O Defensor Público Geral, Nilson Bruno, lembrou que a posse dos novos Defensores fez com que a Defensoria Pública quebrasse mais um recorde. “Nunca antes na história da Instituição os aprovados tomaram posse em cinco meses de concurso. Essa é uma clara demonstração do apreço com que o governador vem tratando a Defensoria Pública. É um orgulho para a Instituição ser a primeira a encampar as cotas, a usar a lei 6.077/11. A Defensoria Pública é um grande exemplo de acesso à justiça, é a única Instituição com atendimento 24 horas. Ganhamos um reforço, mas não podemos esquecer que há muito a ser feito ainda", declarou.

O concurso foi coordenado pela 2ª Subdefensora Geral, Maria Luiza de Luna, para quem a experiência foi a “maior responsabilidade, tensão e emoção” que teve em sua vida profissional.

Primeira colocada no concurso, Lívia Miranda Muller Casseres, afirmou que “a felicidade que inunda nosso peito hoje é infinita, mas não atenua o peso da responsabilidade que passamos a carregar conosco. Vestir a faixa verde simboliza um momento de glória pessoal, de consagração profissional e de realização para nós”.  A nova defensora foi estagiária e servidora da Instituição.

A solenidade de posse contou também com a presença da Defensora Pública Geral da Bahia, Maria Célia Nery Padilha; do deputado estadual André Corrêa, líder do governo na Assembleia Legislativa e presidente da Frente Parlamentar em Defesa e Fortalecimento da Defensoria Pública; do secretário de Estado de Trabalho e Renda, Paulo Roberto Varejão Novaes; dos ex-Defensores Públicos Gerais Oswaldo Deleuze e João Simões Vagos Filho; do desembargador Paulo Rangel; e da presidente da Associação de Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Adperj), Maria Leonor Fragoso de Queiroz Carreira.
 



VOLTAR