Centenas de moradores em situação de rua foram atendidos por 40 Defensores durante Ação Social na Cinelândia na noite de quarta-feira, 19. O atendimento é parte da Campanha Institucional Todo Mundo Tem Direito a Ter Direitos. Os assistidos foram cadastrados biometricamente, receberam orientação jurídica, ofício de gratuidade para emissão de 2ª via de documentos e registro tardio. Algumas pessoas foram encaminhadas para abrigos da prefeitura. Foram distribuídos lanches e uma caneca da Defensoria.

-Os moradores em situação de rua são a síntese dos assistidos da Defensoria Pública. Estamos fazendo o cadastro biométrico para que tenhamos conhecimento de toda esta população e possamos ajudá-los -, declarou o Defensor Público Geral, Nilson Bruno.

A ação teve a parceria da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos. O secretário Antonio Claret Campos Filho elogiou o projeto.

- É louvável  a iniciativa da Defensoria em cadastrar os moradores em situação de rua e prestar assistência jurídica -, disse.

Foi a primeira vez que a Unidade Móvel doada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) foi utilizada em uma ação social.

-Já estamos pensando em novas ações como esta. Vamos conversar com as secretarias estadual e municipal de Assistência Social para definirmos os locais -, explicou a coordenadora da Campanha Institucional, Rafaela Ribeiro Ivo Tavares.
 
 



VOLTAR