“É na experimentação que fazemos com que o recurso público seja melhor empregado”. Foi assim que o diretor do Laboratório de Inovação (iLab), Marlon Vinicius de Souza Barcellos, iniciou a “Expedição Inova Def”, evento que aconteceu online na quinta e sexta-feira (17 e 18 de março), com palestras transmitidas pelo YouTube e oficina realizada pela plataforma Zoom.

Na abertura do evento, os integrantes do iLab falaram sobre a importância da inovação no âmbito da Defensoria Pública, sendo este o primeiro laboratório de inovação de defensorias públicas. 

— As coisas não precisam ser criadas para serem inovadoras. Uma melhoria no processo de algum serviço que é prestado já é uma inovação —  disse a coordenadora do iLab, Virgínia Gonzalez. 

—  Essa expedição tem o intuito de convidar vocês a explorar o novo, buscar novas ferramentas e novas possibilidades dentro do nosso trabalho —  completou a servidora do iLab, Jane dos Santos Silva.

O defensor público-geral Rodrigo Pacheco participou da abertura da evento e falou sobre a dificuldade que o sistema de justiça enfrenta para inovar seus processos.

—  O serviço público e o sistema de justiça não estão acostumados com mudanças. Esses sistemas são tão engessados, que qualquer possibilidade de mudança causa um tumulto. Então cabe a gente, enquanto gestor, aguentar o tumulto e ter a vontade política de inovar e abrir esse espaço — afirmou o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco.

Após a apresentação do laboratório, a primeira palestra do evento contou com o cofundador do Conexão Inovação Pública RJ e especialista em gestão, inovação e gerenciamento, Rodrigo Narcizo, que apresentou diversos instrumentos para destravar o potencial criativo. 

—  Uma das razões principais para a fobia criativa tem a ver com as críticas, as barreiras que colocamos na nossa capacidade e  a visão de que errar é sempre ruim, ao invés de um aprendizado. Tudo isso destrói a nossa confiança criativa e fomenta o nosso medo de criar coisas novas —  disse Rodrigo Narcizo.

Na sexta, a Expedição Inova Def contou com a palestra da pesquisadora sênior em GovTech no Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio, Janaina Costa, e a também pesquisadora em GovTech no ITS Rio, Nina Desgranges, que teve como tema “experiência do usuário: conceitos e importância para o processo de inovação no serviço público”. 

O evento foi organizado em parceria com o Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) e com o apoio da Fundação Escola da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (Fesudeperj).

Inovabox

Com o desejo de apoiar novas ideias no âmbito da instituição, o iLab lançou o projeto Inovabox. Apresentando durante o evento, a iniciativa vai receber ideias de servidores(as), defensores(as), funcionários e estagiários(as) para inovar a Defensoria, seja para o próprio setor ou no âmbito institucional. 

—  Nós queremos que todos os integrantes da Defensoria Pública experimentem um pouco do que a gente tem vivenciado no laboratório de inovação, que é ter um ambiente sem julgamentos e estimulador de ideias — disse a servidora do iLab, Débora de Lima Augusto de Freitas.

Para participar, é preciso ser integrante da Defensoria, sob qualquer vínculo, dispor de tempo para atuar no projeto e contar com o apoio da sua chefia. Depois disso, é só enviar a sua ideia para o e-mail inovabox@defensoria.rj.def.br. 

Se selecionado, o laboratório vai transformar sua demanda em um projeto de inovação com a  metodologia do Design Thinking, modelo de trabalho que o ILab utiliza atualmente.



VOLTAR