Em mais uma medida para ampliar o acesso à justiça no interior do Estado do Rio de Janeiro, a Defensoria Pública inaugurou, na manhã desta sexta-feira (18), um posto de atendimento avançado no município de Macuco, na Região Serrana. O posto fica situado na Rua Dr. Mário Freire Martins, nº 20, e vai beneficiar muito os moradores da cidade, que precisavam se deslocar até o município ao lado ou aguardar o ônibus da Justiça Itinerante para ter acesso ao atendimento jurídico. 

Na cerimônia de inauguração, que aconteceu respeitando todos os protocolos de segurança sanitária em razão da pandemia da Covid-19, o defensor público-geral Rodrigo Pacheco agradeceu o apoio da prefeitura e falou da importância desse diálogo para atender a população. 

— Quando os órgãos públicos dialogam e constroem uma política pública para atender a demanda da população é um baita orgulho para a Defensoria. Hoje, a gente vai ter uma maior possibilidade de atendimentos independente da Justiça Itinerante. O próprio atendimento dos processos poderá ser feito aqui, evitando que a pessoa se desloque por 15 quilômetros —  afirmou Rodrigo Pacheco.

Esse novo espaço decorre de um convênio celebrado entre a Defensoria Pública e a prefeitura de Macuco, que cedeu o espaço e dois servidores para compor a estrutura interna do posto avançado. O atendimento ocorrerá na segunda, quarta e sexta-feira, em uma sala no prédio anexo à prefeitura.

— Com a criação do posto avançado, os munícipes poderão contar com um atendimento jurídico completo em sua própria cidade, reduzindo os deslocamentos para o município de Cordeiro. Além disso, os atendimentos serão constantes, três dias na semana, enquanto que a justiça itinerante é quinzenal — disse a coordenadora do Interior e da Baixada Fluminense, Raquel Ramos.

Presentes no evento, o prefeito do Município de Macuco, Bruno Boaretto e a vice-prefeita Michelle Bianchini agradeceram à iniciativa da Defensoria. 

— Essa parceria com a Defensoria Pública fornece à população a oportunidade de ter acesso aos seus direitos. Vai ser muito importante disponibilizar esse serviço direto no município  —  afirmou o prefeito do Município de Macuco, Bruno Boaretto.

— Às vezes quem procura a Defensoria é exatamente quem não tem muita condição, e até  precisar se deslocar para o município vizinho acaba sendo uma dificuldade. Então eu quero agradecer vocês pela parceria, por olhar com esse carinho,  e por ter essa sensibilidade de carência da nossa população —  completou a vice-prefeita Michelle Bianchini. 

O defensor titular de Cordeiro, Julio César Rocha Lessa, e o coordenador da região, Marcelo de Souza Galliez, também enfatizaram a importância de ter um espaço para atender a população local. 

— Ter uma sala para atender com mais conforto a população e poder proporcionar um atendimento melhor aos munícipes é a realização de um sonho — afirmou o  defensor titular de Cordeiro, Julio César Rocha Lessa.

— É uma grande satisfação ver a inauguração desse espaço para dar um melhor atendimento à população — completou o coordenador da região, Marcelo de Souza Galliez.

Estiveram presentes na cerimônia a primeira-dama, Andreia Boaretto; o presidente da Câmara Municipal dos Vereadores, Júlio Badini, e a secretária da Fazenda, Planejamento, Orçamento, Indústria e Comércio de Macuco, Eliane da Silva Ribeiro Pereira.

— Ter uma sala para atender com mais conforto a população e poder proporcionar um atendimento melhor aos munícipes é a realização de um sonho — afirmou o  defensor titular de Cordeiro, Julio César Rocha Lessa.

— É uma grande satisfação ver a inauguração desse espaço para dar um melhor atendimento à população — completou o coordenador da região, Marcelo de Souza Galliez.

Estiveram presentes na cerimônia a primeira-dama, Andreia Boaretto;  o presidente da Câmara Municipal dos Vereadores, Júlio Badini e a secretária da Fazenda, Planejamento, Orçamento, Indústria e Comércio de Macuco, Eliane da Silva Ribeiro Pereira.



VOLTAR