Foi inaugurada nesta sexta-feira (11) a nova sede da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) na Comarca de São João da Barra. Com terreno de 435m² de área útil e 134 metros quadrados de área construída, a unidade reúne os órgãos de atuação da instituição em instalações mais modernas, acessíveis e confortáveis para melhor atender a população local atualmente estimada em 36,7 mil habitantes.

Essa é a segunda sede inaugurada em 2022 e o objetivo é oferecer aos assistidos – e a defensores(as), servidores(as), estagiários(as) e residentes jurídicos – uma melhor acomodação na DPRJ. A previsão para esse ano é que 6 sedes sejam inauguradas. 

— Sempre que a gente busca atender as expectativas é para que todos e todas que estão aqui façam um ótimo uso do espaço, que possa ser um lugar agradável, porque a Defensoria tem essa característica de ser acolhedora, não só para o assistido, mas também para a equipe é um lugar aprazível de trabalhar. A gente tem essa proximidade, essa afetividade que é muito característica da nossa instituição. — conta a Secretária de Engenharia, Luciene Torres. 

— A inauguração da sede de São João da Barra é fundamental, pois ela vai trazer mais conforto para o atendimento e obedece as regras de acessibilidade no local central e próximo ao fórum. As condições anteriores eram muito ruins e quase insalubres para a nossa equipe e para a população. Então quando a demanda da Defensoria Pública aumenta consideravelmente, em especial aqui em São João da Barra é fundamental que a gente entregue esse equipamento para a população. Aqui vão trabalhar os defensores, servidores, estagiários e também os residentes, esperando que aqui a gente encontre um local de acolhimento e também de conforto para os moradores de São João da Barra.  — completou o Defensor público-geral, Rodrigo Pacheco.

Por conta da pandemia da Covid-19, a abertura da sede foi restrita a poucas pessoas, a fim de evitar aglomeração. Participaram da cerimônia de inauguração o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco, a procuradora geral do município, Evelline Cardoso representando a prefeita do Município de São João da Barra, Carla Maria Machado; a defensora pública e secretária de engenharia, Luciene Torres; a defensora pública, Raquel Ramos e a defensora pública, Nayara Santiago.

 

Texto: Aurélio Júnior



VOLTAR