A Defensoria Pública do Rio realiza, na próxima sexta-feira (11), a partir das 9h30, o Seminário Encruzilhadas do Sistema de Justiça, evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher e aos 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo, cuja 6ª edição ocorre entre 5 e 25 de março. O debate privilegiará a interseccionalidade de gênero, raça e classe, com a participação de representantes da sociedade civil, de universidades e de defensoras públicas. 
 
As pessoas interessadas poderão acompanhar o seminário presencialmente, no auditório do 2º andar da sede da Defensoria, ou pelas redes sociais da Instituição. De manhã, a mesa vai debater Sistema de Justiça e as Relações de Gênero, Raça e Classe – O Protagonismo das Mulheres Negras, com falas de Lucia Xavier (Criola); Dani Balbi (UFRJ); e Winnie Bueno (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).  As defensoras Livia Casseres e Patrícia Magno serão as mediadoras. 
 
À tarde, a partir das 14h, o tema será A Destruição da Razão Criminal — o Racismo e o Patriarcalismo como Estruturantes do Sistema de Justiça, com participação de Luciano Góes (Universidade de Brasília); Thula Pires (Pontifícia Universidade Católica/Rio); e Deivison Faustino (Universidade Federal de São Paulo). A mediação será feita pela coordenadora de Defesa Criminal da Defensoria, Lucia Helena Oliveira, e pela professora Rachel Gouveia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
 
Durante o evento haverá intervenções poéticas e militantes de Luciene Nascimento, autora do livro "Tudo Nela é se Amar. A pele que habito e outros poemas sobre a jornada da mulher negra".
 
O seminário é mais um fruto da parceria da Defensoria com o Projeto de Pesquisa e Extensão Encruzilhadas: Diálogos Antirracistas, da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em novembro do ano passado, a colaboração permitiu a realização de palestra e oficina Branquitude: Do Privilégio ao Compromisso Antirracista, sobre ações antirracistas e o papel da branquitude na luta pela equidade racial. 
 
Participam da organização do seminário o Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), a Coordenadoria da Promoção da Equidade Racial (Coopera); a Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Mulher (Comulher); a Coordenadoria de Defesa Criminal (Cocrim); e o Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e Direitos Homoafetivos (Nudversis), havendo o apoio da Fundação Escola da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (Fesudeperj).
 
Serão conferidos certificados de participação com carga horária de 5 horas.
 
Link da transmissão pelo nosso canal do Youtube!



VOLTAR