Com o objetivo de estreitar laços e discutir medidas de cooperação e transparência entre as instituições, o defensor-geral do Estado, Rodrigo Pacheco, recebeu, na tarde desta quinta-feira (3), a diretora jurídica da empresa Águas do Rio, Yoon Kim. O encontro aconteceu na sede da Defensoria Pública do Rio (DPRJ), no centro. 

A diretora  manifestou o desejo de que cada vez haja mais transparência para as ações da Águas do Rio, e, ao mesmo tempo, maior cooperação com os órgãos de controle. Dessa forma, a população do estado poderá ter acesso à assistência que a empresa deve oferecer, garantindo o fornecimento de água de qualidade em todo o estado, principalmente nas favelas e locais com maior vulnerabilidade socioeconômica. 

— Estamos abertos a colaborar com a Defensoria da melhor forma possível e vamos criar um canal para atender as demandas dos defensores e defensoras. Essa aproximação institucional é muito importante para nós pois queremos que vocês nos conheçam e ajudem a gente dar esse passo de levar o fornecimento de água para as favelas, de debater sobre a tarifa social, de chegar naqueles que mais precisam da gente — disse Yoon.

Em seguida, o defensor público-geral agradeceu a diretora e desejou muito sucesso na gestão da empresa. Para Pacheco, estreitar o diálogo é essencial para que a população receba um serviço de qualidade. 

— No que depender da gente, teremos muito diálogo. O Nudecon (Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria) vem realizando um excelente trabalho nestes últimos anos, especialmente nessa relação com as concessionárias do serviço público. Nos momentos de crise, o núcleo sempre conseguiu resolver de forma extrajudicial, inclusive foi uma prática premiada no Inovare —  lembrou o defensor. 

Durante a reunião, também foi discutida a possibilidade de um curso de educação em direitos para os funcionários da empresa e ainda um plano de ação para atender as questões sociais, como saneamento básico e saúde pública. 

Também estiveram presentes no encontro o coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor, Eduardo Chow; a 2ª subdefensora pública-geral, Paloma Lamego; as coordenadoras cíveis, Patrícia Cardoso e Beatriz Cunha.

Texto: Jéssica Leal.



VOLTAR