Ação social de domingo (19)

 


A Defensoria Pública do Rio de Janeiro está desde quinta-feira (17) com uma unidade móvel no Instituto Médico Legal (IML) de Petrópolis. O objetivo é disponibilizar atendimento para os familiares das vítimas das fortes chuvas que deixaram mais de 100 mortos na cidade essa semana. O objetivo é tentar minimizar, na medida do possível, o sofrimento dos familiares, agilizando o fluxo entre reconhecimento do corpo e sepultamento.

Numa atmosfera dura, porém de muito acolhimento, relatos chocavam quem ouvia os familiares que aguardavam informações no IML. Thiago Batista, de 37 anos, perdeu a mãe, de 75 anos, e dois sobrinhos, de 16 e 23 anos, que estavam na mesma casa. Quando a chuva intensificou, ele ficou preocupado e foi buscar a mãe, mas chegou ao local na hora do deslizamento. Ele e o irmão começaram a cavar com as próprias mãos, pois ouviam os gemidos debaixo dos escombros. Ele relatou que os bombeiros demoraram para chegar e eles fizeram o que podiam. Após horas, Thiago conseguiu achar o corpo dos sobrinhos, sem vida, mas não achou a mãe.

O namorado de uma estagiária da Defensoria vitima das chuvas, que até o momento o corpo segue desaparecido, relatou a dor desse momento de espera. Gregory Estevam, de 22 anos, ia completar 6 anos de namoro dia 3 de março, e se preparava para fazer o pedido de casamento. Faziam faculdade de direito e iam se formar ano que vem. Ela entrou na Defensoria em 2019 e sempre foi muito atuante na luta de direitos.

– Conseguimos uma sala anexa ao IML e estamos atuando para agilizar os sepultamento, especialmente os de crianças.  Estamos judicializando estes casos e obtendo os alvarás de sepultamento. Também estamos aqui, orientando de maneira geral, pra quem chega sem nenhuma informação – explicou a defensora pública e coordenadora regional da Região 6, Luciana de Almeida Lemos.

AÇÃO SOCIAL NO FINAL DE SEMANA

Hoje (19) e domingo (20), de 9 às 17h, será realizada uma ação social em Petrópolis, com o objetivo de prestar assistência jurídica, integral e gratuita à população, visando facilitar a emissão de documentos e a orientação jurídica.

Os postos estão localizados no SESC Quitandinha (Avenida Joaquim Rolla, 2, Quitandinha) e na Escola Estadual Rui Barbosa (Rua Alynthor Werneck, 65, Alto da Serra). E será mantido o ponto de atendimento localizado no IML da cidade (R. Vigário Correa, 1361-1351, Corrêas), específico para alvarás de sepultamento das vítimas.



VOLTAR