Nesta sexta-feira (18), 70 pessoas trans e não bináries realizarão o sonho de requalificar a sua documentação para o gênero com o qual se identificam graças a parceria entre o Núcleo de Defesa dos Direitos Homoafetivos e Diversidade Sexual (Nudiversis) e Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Estado (TJRJ). A ação será realizada na Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), das 9h às 13h, para pessoas já agendadas.    
 
Esta será a segunda edição da ação onde serão realizadas 24 requalificações femininas, 19 requalificações masculinas e 27 não bináries, que desde o fim de 2021 pode ser incluído na certidão de pessoas que não se identificam como homens e nem como mulheres. O Nudiversis também já prepara a terceira edição da ação para o fim de abril e as inscrições estão abertas pelo WhatsApp do Núcleo através do número: 21 96551-3809 
 
Em decorrência da Covid-19, apenas os candidatos agendados poderão ser atendidos, para evitar aglomerações. Será exigido a utilização de máscaras de proteção e a Defensoria disponibilizará álcool em gel por todo o ambiente.

- As demandas por requalificação civil, especialmente para o gênero não binarie, continuam altas. Precisamos acolher estas pessoas e promover sua inclusão social. É preciso respeitar a identidade de gênero de cada um - disse a defensora pública Mirela Assad, coordenadora do Nudiversis.



VOLTAR